Marta Cavalli regressa às vitórias na etapa 2 do Tour Féminin des Pyrénées e é a nova líder da corrida!
A italiana Marta Cavalli (FDJ – SUEZ) venceu a segunda etapa do CIC – Tour Feminin des Pyrenees, que terminou na subida de Hautacam, após bater a antiga líder da corrida, a sul-africana Ashleigh Moolman – Pasio (AG Insurance – Soudal Quick-Step), que terminou a prova 3s depois da italiana, e a alemã Antonia Niedermaier (Canyon // SRAM Racing), que chegou 5s depois em terceiro lugar e completou o pódio da etapa.
A segunda etapa do Tour Féminin des Pyrénées distanciou-se por 95.9km com partida em Pierrefitte Nestalas e chegada no alto de Hautacam. A jornada começou, mais uma vez, com uma interrupção, e devido às más condições de segurança e sinalização para o pelotão. Os primeiros 24km foram neutralizados, devido a problemas causados no dia anterior. Nestes kms de neutralização, surgiu uma estrada estreita, que obrigou as corredoras a pararem. A 70km da meta deu-se a partida real da corrida, mas os problemas não terminaram por aqui.
A 50km do fim, as corredoras pararam a corrida, porque havia novamente carros a passarem junto das corredoras em sentido oposto. Chegaram a ponderar-se duas opções, entre a não continuação ou então competirem apenas na subida ao Hautacam, mas no final acabaram por retomar efetivamente a corrida. A corrida recomeçou minutos depois, e a 25km do fim, 5 corredoras na retaguarda do pelotão caíram, levando ao abandono de uma das principais candidatas, Claire Steels (Israel – Premier Tech Roland).
O pelotão rapidamente chegou ao início da subida ao Hautacam, a 13.6km do fim.. O ritmo rápido fracionou o pelotão em poucas centenas de metros, até que na frente sobravam apenas Ashleigh Moolman – Pasio (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Marta Cavalli, Grace Brown e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – SUEZ), Neve Bradbury, Antonia Niedermaier e Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing), Olivia Baril (UAE Team ADQ) e Clara Koppenburg (Cofidis). A surpresa, pela negativa, era a ausência de Evita Muzic (FDJ – SUEZ).
A 6.5km do fim, Pasio voltou a espevitar o ritmo do grupo e lançou um grande ataque, ao qual apenas Cavalli, Ludwig e Niedermaier conseguiram responder.
Antes de entrarem na parte mais dura da subida, com 3km pela frente, Bradbury, Brown e Kopppenburg juntaram-se novamente ao grupo da frente, mas por muito pouco tempo. A líder Pasio atacou e fez as três descolarem, e 1km depois foi Cavalli a surpreender com um ataque que apenas Pasio conseguiu seguir. Na perseguição, Ludwig passou pior, e quando as duas da frente voltaram a abrandar, Niedermaier voltou a encostar. As três seguiram para a meta, mas nos metros finais foi a arrancada de Cavalli a dar-lhe a primeira vitória desde queda no Tour de France Femmes 2022, deixando Pasio a 3s e Niedermaier a 5s
Com a vitória, Marta Cavalli é a nova líder do Tour Féminin des Pyrénées, tendo 3s de vantagem sobre Pasio e 5s sobre Nierdermaier. Pasio continua na liderança da classificação por pontos e Antonia Niedermaier é a nova líder da classificação da juventude e da montanha. A FDJ-SUEZ é mais líder coletivamente.
Vera Vilaça (Massi – Tactic) foi novamente a melhor portuguesa em prova, terminando na 94ª posição, a 16:13 de Cavallli, e Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi 101ª, a 18:17. Na geral, Vera está na 96ª posição, a 24:32, e Beatriz na 100ª posição, a 26:36.
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Twitter FDJ – SUEZ