Em Dia de Portugal, a seleção dá espetáculo na Corrida da Paz! Afonso Eulálio 3º, sobe ao top10 da geral!
O dinamarquês Simon Dalby venceu a etapa 2 da Course de la Paix – Grand Prix Jeseníky, prova da Taça das Nações Sub23, com o francês Antoine Huby a fechar no 2º posto e o português Afonso Eulálio a fechar o pódio da jornada! Grande exibição do corredor da Figueira da Foz e da restante seleção portuguesa naquela que foi a etapa rainha da corrida! Eulálio ocupa agora o 8º posto da geral, a 33 segundos do novo líder, Huby!
A segunda tirada da Corrida da Paz apresentava um dia com 129.1km, com partida em Bruntál e chegada em Červenohorské Sedlo, numa jornada com muito sobe e desce, com destaque para as duas subidas finais, que prometiam fazer
No início da corrida, deram-se os primeiros ataques, nomeadamente de ciclistas como o líder da classificação da montanha, o neerlandês Mike Schuch. Ao fim de algumas tentativas, um grupo de cinco acabou por conseguir mesmo isolar-se, com Schuch, Floris Van Tricht (Bélgica), Samuel Kovac (Eslováquia), Cole Kessler (EUA), e Rafael Pereira Marques (Luxemburgo). Schuch conseguiu passar na frente nas duas primeiras contagens de montanha, solidificando a sua liderança nesta classificativa.
À entrada dos decisivos 40km finais, a vantagem dos escapados era de apenas 2min, mas rapidamente foram alcançados, com o pelotão a preparar-se para a dura ascensão para Pristresek, uma contagem com 9.7km a 6.8%, com várias zonas acima dos 10% de pendente. Na subida, o líder da classificação geral, Pierre Gautherat, perdeu o contacto com o grupo, mas a seleção gaulesa não se resignou, atacando com Antoine Huby, que se isolava juntamente com o italiano Simone Raccani. A dupla conseguiu abrir uma vantagem de 30s, passando na frente na terceira contagem de montanha do dia, com o grupo principal a ser comandado pela formação norueguesa.
Seguia-se a abordagem à subida final, onde a meta estava colocada, que apesar de não categorizada, apresentava 7.7km a 4.9%. No final, o mais forte acabou por ser o corredor que pertence à equipa de desenvolvimento da Uno-X, Simon Dalby, a oferecer a vitória à seleção dinamarquesa, com Antoine Huby a conseguir ainda fechar no 2º posto, com o mesmo tempo do vencedor. Logo a seguir, a 3s dos dois da frente, chegava o português Afonso Eulálio, coroando um grande dia da seleção nacional por terras checas. Gonçalo Tavares terminou no 12º posto e Duarte Domingues no 13º, ambos a 53s de Dalby, enquanto Alexandre Montez foi 20º, a 2:11. Já Lucas Lopes foi 33º, a 5:04 e Daniel Lima 103º, a 20:16.
Na classificação geral, a seleção francesa continua a liderar, agora através de Huby, com o mesmo tempo de Dalby. O terceiro é o italiano Davide de Cassan, a 14 segundos. Quanto aos lusitanos, Afonso Eulálio sobe agora ao 8º posto da tabela, a 33s do líder, e Gonçalo Tavares a 11º, a 59s , com Duarte Domingues em 13º, a 1:07. Alexandre Montez ocupa ainda o 18º posto, a 2:19, fazendo com que Portugal seja a nação mais representada no top 20 da competição!
Nas restantes classificações, Dalby lidera por pontos e na juventude, Schuch na montanha e Portugal coletivamente!
Amanhã disputa-se a terceira e última etapa, com uma jornada de 169.3 km, que irá mais uma vez rodar pelo terreno rugoso em torno de Jeseník, onde se decidirá o grande vencedor da Corrida da Paz!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Course da la Paix