Georg Zimmerman vence etapa 6 do Critérium du Dauphiné! Vingegaard segue de amarelo!
Georg Zimmerman (Intermaché – Circus – Wanty) venceu a sexta etapa do Critérium du Dauphiné, depois de bater ao sprint Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), numa etapa em que Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) testou os seus adversárias e Ben O’Connor (AG2R Citröen Team) mostrou-se à altura do dinamarquês, numa jornada de 170,2km que ligou Nantua a Crest-Voland.
A etapa foi bastante atacada desde o km 0, mas nenhum desses ataques obteve qualquer sucesso, até quando a 113km do fim se forma a fuga do dia e de onde sairia o vencedor da etapa. Esta era composta por 14 ciclistas, Nans Peters (AG2R Citröen Team), Jonathan Castroviejo (INEOS Grenadiers), Andrey Amador (EF Education – EasyPost), Georg Zimmerman, Matteo Jorgenson (Movistar Team), Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Axel Zingle (Cofidis), Lawson Craddock (Team Jayco AlUla), Simon Guglielmi (Team Arkéa – Samsic), Andrea Bagioli e Dries Devenyns (Soudal Quick – Step), Mathieu Burgaudeau, Mattéo Vercher e Alexis Vuillermoz (TotalEnergies).
Ainda um pouco antes desta fuga se formar, Pierre Latour (TotalEnergies) atacou na primeira contagem de montanha para tentar chegar à camisola da montanha, uma vez que Donovan Grondin (Team Arkéa – Samsic) tinha abandonado a corrida por essa altura, passando assim à frente de todos aí. O pelotão foi sempre controlando a fuga, ainda com alguma tranquilidade, pois ninguém representava um perigo real para os ciclistas que estão na luta pela classificação geral.
A Uno – X Pro Cycling Team foi quem andou a controlar o pelotão na maior parte do dia, controlando o tempo e não o deixando subir muito acima dos 3 minutos. Na passagem pelo sprint intermédio em Saint-Jean-de-Sixt foi Matteo Trentin a passar na frente, batendo os seus colegas da fuga. Com 29km ainda por correr Victor Campenaerts (Lotto Dstny) tentou atacar do pelotão, mas sem sucesso algum. Com isto o ritmo do pelotão subia e o tempo para a fuga diminuía, obrigando quem estava na frente a acelerar e fazer com que ciclistas como Matteo Jorgenson e Trentin começassem a descolar.
A 21km do fim, Zimmerman junta-se a Burgaudeau e Castroviejo, formando o grupo que lutaria pela vitória no final. Na passagem pela segunda classificação de montanha do dia, foi Burgaudeau a levar a melhor sobre os restantes. Kenny Elissonde (Trek – Segafredo) acelerou no pelotão a 5.8km do fim, mas não deu em nada, com a UAE Team Emirates e a Jumbo – Visma a controlarem a corrida. Na passagem pela contagem de montanha em Côte de Notre-Dame-de-Bellecombe, Burgaudeau voltou a conseguir levar a melhor sobre Castroviejo e Zimmerman.
A 1.8km do fim Zimmerman ataca e larga Castroviejo e Burgaudeau, em que o francês se viria a juntar ao alemão pouco depois. No km final, Vingegaard testava os seus adversários, onde vimos que apenas Ben O’Connor tinha capacidade para o seguir, mas rapidamente desacelerou. Burgaudeau dentro dos 200 metros finais lançou-se ao sprint, rapidamente seguido por Zimmerman, que levou a melhor e ainda ganhou 1s. Castroviejo chegou em terceiro lugar a 8s do alemão.
Na etapa, Nelson Oliveira foi 58º, a 06:27 do vencedor, e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 131º a 23:49. Na geral, Nelson encontra-se em 79º a 28:18 de Vingegaard e Ivo em 128º a 54:26.
Após o dia de hoje, Vingegaard continua como líder da classificação geral, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) continua como líder da classificação da juventude, Cristophe Laporte (Jumbo – Visma) continua como líder da classificação por pontos, Mathieu Burgaudeau é agora o rei da montanha, e na classificação por equipas a UAE Team Emirates continua como líder!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO/Billy Ceusters