Vingegaard não dá hipóteses e venceu a quinta etapa do Critérium du Dauphiné!
Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a etapa 5 do Critérium du Dauphiné, após seguir o ataque de Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) a 17km do fim e depois seguir no seu ritmo, mantendo sempre uma diferença de 30s até ao fim, numa etapa que ligava Cormoranche-Sur-Saône a Salins-Les-Bains, num total de 191.1km.
A corrida começou com alguns ataques, em que logo desde o início da corrida se estabeleceu a fuga do dia com 6 ciclistas, Thomas De Gendt (Lotto Dstny), Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team), Georg Zimmerman (Intermaché – Circus – Wanty), Nils Politt (Bora – hansgrohe) e Leon Heinschke (Team DSM) no qual duraram até praticamente à última subida.

A corrida foi sempre controlada pela Soudal – Quick Step, e isso obrigou a UAE Team Emirates a juntar-se ao trabalho. Com ainda 155km por correr Martin Urianstad (Uno-X Pro Cycling Team) caiu. Na passagem pela primeira contagem de montanha do dia em Côte de Château-Chalon, foi Gregaard quem passou à frente dos colegas da fuga. Já na passagem pelo sprint intermédio, em Salins-Les-Bains, na primeira passagem pela meta, foi Nils Politt a bater os colegas da fuga.
Por esta altura a EF Education – EasyPost juntava-se à Soudal e à UAE no trabalho do pelotão, e ajudava a diminuir a diferença que chegou a ter um pouco mais de 4 minutos, para pouco menos de 2 minutos. Na passagem pela segunda contagem de montanha Jonas Gregaard voltou a levar a melhor, amealhando mais pontos para tentar obter a camisola da montanha.
Na entrada da última contagem de montanha em Côte de Thésy, Gregaard atacou, de modo a tentar chegar à camisola da montanha, mas o trabalho da equipa da EF Education – EasyPost não deixou quaisquer hipóteses para com que o dinamarquês sequer conseguisse chegar à camisola da montanha.
Com o trabalho fantástico por parte da equipa, foi Richard Carapaz quem atacou a 17km do fim, conseguindo ganhar alguma diferença, no qual foi seguido inicialmente por Julian Alaphilippe (Soudal – Quick Step) e por Jonas Vingegaard. O francês rapidamente descolou, pois não aguentava o ritmo que o equatoriano impunha, mas pouco depois era a vez de Carapaz descolar, pois não aguentava o ritmo de Vingegaard, e no qual a 16km do fim ficou sozinho, indo até à meta assim! O dinamarquês conseguiu também amealhar alguns pontos para a classificação da montanha, ao passar à frente de todos nesta contagem.
No grupo dos perseguidores, foi Egan Bernal (INEOS Grenadiers) quem tentou fazer a ponte, ao atacar a 7.3km do fim, dando indicações que a recuperação está a ir bem e que está cada vez melhor! Este ataque acabou por dar em nada, pois Tobias Halland Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) rapidamente fechou o espaço, mantendo o grupo como estava! Na luta pelo segundo lugar, Julian Alaphilippe levou a melhor sobre Tobias Halland Johannessen, no qual chegaram a 31s do dinamarquês Vingegaard!
Na etapa, Nelson Oliveira foi 122º e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), ambos chegando no mesmo grupo a 12:53 do vencedor. Na geral, Nelson encontra-se em 92º a 22:39 de Vingegaard e Ivo em 126º a 31:25.
Após o dia de hoje, Vingegaard é agora o líder da classificação geral, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates continua como líder da classificação da juventude, Cristophe Laporte (Jumbo – Visma) continua como líder da classificação por pontos, Donovan Grondin (Team Arkéa – Samsic) continua como rei da montanha, e na classificação por equipas a UAE Team Emirates continua como líder!

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos