Mie Ottestad vence etapa final da Vuelta a Andalucia! Katrine Aalerud remonta geral!

A norueguesa Mie Bjoerndal Ottestad (Norway National Team) venceu a etapa final da Vuelta a Andalucia Women, uma ligação de 95.6km entre Estepona e Castellar de la Frontera batendo ao sprint a sua compatriota Katrine Aalerud (Movistar), numa jornada em que as duas fizeram a remontada na geral perante uma azarada Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland). A belga Lotte Claes (Stade Rochelais Charente Maritime) foi terceira, a 2s.

A etapa final da Vuelta a Andalucia trazia a subida mais dura da corrida, num dia que era tudo menos de consagração, apesar de o seu topo estar ainda cedo ao km 28. O pelotão saiu de forma tranquila sabendo que teria rapidamente uma difícil subida pela frente, e assim que o Puerto Hacho de Gaucin surgiu, o pelotao começou a reduzir-se consideravelmente com o trabalho das principais equipas. Próximas de chegar ao topo, restavam na frente Ottestad, Aalerud, Claes e Dronova, mas a líder da geral sofreu um problema mecânico, foi forçada a trocar de bicicleta e perdeu cerca de 1min para a dianteira.

A 60km do fim, já após a descida, Ottestad, Aalerud e Claes rodavam na frente, com Sara Martin (Movistar) e Yuliia Biriukova (UAE Development Team) a 30s. O grupo da líder, Dronova, estava a 1:00 da frente, com a ciclista da equipa de Israel a ter a companhia de Mareile Meijering (Movistar), Jessenia Meneses (Colombia Pacto por el Deporte – GW Shimano) e Debora Silvestri (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi), que com ela não colaboravam.

A 49km do fim, Martin e Biriukova rodavam já no grupo de Dronova, que estava a 45s da dianteira. A vantagem parecer querer encurtar, mas só a líder da geral perseguia. Pouco depois, Ottestad venceu o sprint intermédio de Los Angeles. A 15km do fim, a vantagem era já superior a 1min, e Ottestad voltou a vencer no sprint intermédio de Guadiaro, quando Claes descolava. Pouco depois, a belga voltou à frente. A vantagem do grupo manteve-se até final e a discussão deu-se ao sprint pela etapa, com Ottestad a vencer à frente de Aalerud e a conquistar a sua primeira vitória como profissional, sem que Claes conseguisse estar na discussão com ambas.

Na geral, Aalerud foi a grande vencedora, com 5s sobre Ottestad e 29s sobre Dronova, que acabou por ser sexta, já a 1:04, depois de um esforço inglório. Dronova venceu por pontos, Jessenia Meneses a montanha e Alicia Gonzalez os sprints intermédios. A Laboral Kutxa – Fundación Euskadi foi a melhor equipa.

Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) foi novamente a melhor portuguesa na jornada e fechou o dia no top20, a 5:26 da vencedra. Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi 49ª a 14:43 e Liliana Jesus (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) chegou fora de controlo. Na geral, Cristiana terminou em 27ª a 17:51 e Beatriz 61ª a1:00:49.

O Pódio da Geral com Mie Ottestad – Katrine Aalerud – Tamara Dronova (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Rafa Gomez / SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock