Sara Martin vence a solo etapa 4 da Vuelta a Andalucia! Tamara Dronova segue líder!
A espanhola Sara Martin (Movistar) venceu a solo a quarta etapa da Vuelta a Andalucia, uma ligação de 90.9km entre Pizarra e Mijas, batendo a australiana Elizabeth Stannard (Israel – Premier Tech Roland), que foi segunda a 3s! O grupo das favoritos chegou 6s depois, comandado pela líder da geral, Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland), que foi terceira e voltou a aumentar a diferença para a concorrência direta!
A etapa 4 da Vuelta a Andalucia começou com um ritmo rápido e o pelotão a manter-se agrupado e controlado pela equipa da líder, a Israel – Premier Tech Roland. Ao km 8.8, Catalina Soto Campos (Bizkaia – Durango) foi a mais forte e venceu o sprint intermédio ainda em Pizarra. Ao km 24, Sara Martin esboçou o primeiro ataque, colocando a equipa israelita em sentido, mas a movimentação não teve sucesso. Rapidamente o pelotão chegou à única contagem de montanha do dia, a terceira categoria do Alto de Casarabonela, ao km 33.6. Dronova não deixou créditos por mãos alheias, foi primeira e somou os 3pts de montanha e os 6s de bonificação disponíveis.
Ao km 40, a neerlandesa Mareille Meijering (Movistar) e a colombiana Maria Alarcon (Eneicat – CM Team – Seguros Deportivos) esboçaram um ataque, mas acabaram também por não ter sucesso. A cerca de 35km do fim foi a chilena Aranza Villalon (Eneicat – CM Team – Seguros Deportivos) a atacar e a ganhar cerca de 1min sobre o pelotão, vencendo o último sprint intermédio do dia, em Guaro, a 32km da chegada. A cerca de 20km do fim juntaram-se a ela a sua colega de equipa Água Espinosa (Eneicat – CM Team – Seguros Deportivos), mas também a dupla que viria a discutir a jornada, Sara Martin e Elizabeth Stannard.
O trabalho da Human Powered Health e da Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi fez a diferença reduzir, e a 15km do fim as duas ciclistas da Eneicat eram alcançadas. Martin e Stannard estiveram à vista do pelotão, mas resistiram até final, num esforço que acabou por ser recompensado. A diferença era de 25s à entrada dos últimos 2km, e percebeu-se que o pelotão não as iria alcançar. Já no km final, Martin atacou e distanciou-se, conseguindo uma grande vitória, a sua primeira como profissional! O pelotão chegava 6s depois para discutir o terceiro posto, com Dronova a ser a mais forte.
Quanto à participação portuguesa, Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) foi 33ª a 24s da vencedora, Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi 57ª a 10:40, Liliana Jesus (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) foi 70ª a 15:23. Tâmara Branco (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) abandonou devido a queda. Recorde-se que Nádia Henriques e Susana Freitas (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) abandonaram ao primeiro dia e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) ao segundo. Cristiana é a melhor colocada na geral, em 33ª a 13:02, Beatriz é 66ª a 46:43 e Liliana 80ª a 1:12:19.
Na geral, Dronova é agora mais líder e tem agora 47s sobre Katrine Aalerud (Movistar), comandando também na classificação por pontos. Jessenia Meneses (Colombia Pacto por el Deporte – GW Shimano) comanda na montanha, Alicia Gonzalez (Movistar) nos sprints intermédios e a Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi é a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Rafa Gomez / SprintCyclingAgency