Xavier Ferreira vence corrida final e José Salgueiro conquista Taça de Portugal de Cadetes!
Xavier Ferreira (Alenquer – GDM – Anipura) a prova final da Taça de Portugal de Cadetes, clássica com 79km e partida e chegada em Anadia, chegando a solo à meta, para bater Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea), que chegou 33s depois e Francisco Alves (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia), terceiro a 35s.
Em dia de decisões da Taça de Portugal de Cadetes, era a Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact que partia com o objetivo de defender o primeiro e segundo posto da geral. A corrida foi desde cedo muito atacada, e o pelotão chegou rapidamente ao primeiro sprint intermédio, ao km 13.5, onde Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) foi primeiro. Guilherme Silva (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) acabou por se distanciar pouco depois e formar a primeira fuga, a solo, chegando a ter 1min de vantagem para o pelotão, e vencendo o segundo sprint intermédio ao km 24.5
Um furo acabou por retirar o atleta da equipa de Penafiel da dianteira, e no seu encalço seguia já Ricardo Caria (Academia de Ciclismo de Viseu), que o passou direto para se isolar na dianteira e vencer o último sprint intermédio do dia, ao km 37.9. Uma zona de descida pouco depois acabou por provocar algumas quedas, incluindo o líder da Taça e o segundo classificado, José Salgueiro e Gonçalo Rodrigues. Os dois conseguiram reentrar no pelotão pouco depois, mas os maiores adversários, Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea) e João Anunciação (Alenquer – GDM – Anipura) já haviam atacado e chegado à frente.
Na única subida categorizada do dia, o líder da Taça teve de atacar e chegou à frente já próximo do topo, na companhia de Guilherme Santos (União Ciclismo da Trofa). Os dois juntaram-se a Dinis Martins e João Anunciação, com Ricardo Caria a descolar e Gonçalo Rodrigues a não conseguir fazer a ponte. A falta de coordenação permitiu que mais atletas reentrassem, e um deles foi Xavier Ferreira, que perante a impassividade do grupo atacou e isolou-se dos adversários. O ciclista da equipa de Alenquer não seria mais alcançado, e festejava a solo uma importante vitória neste final de Taça.
O pelotão chegaria para discutir a segunda posição, com Dinis Martins a ser o mais forte, num final em que os ciclistas foram chegando com alguns espaços. O líder da Taça, José Salgueiro, foi sétimo, a 36s, e o segundo classificado, Gonçalo Rodrigues, nono, a 38s. Os dois conseguiram garantir a defesa das primeiras posições, com Salgueiro a vencer com 160pts, e Rodrigues a manter o segundo posto com 138pts. Dinis Martins subiu a terceiro, com 135pts.
O Pódio do Dia
O Pódio da Taça de Portugal
Fotos: UVP/FPC