Daniel Lima foi 25º no Alpes Isère Tour ganho por Lennert Van Eetvelt!
O português Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy) voltou a mostrar que está a andar bem nesta temporada ao conseguir fechar no top25 no Alpes Isére Tour, sendo o melhor ciclista da Israel Premier Tech Academy na classificação geral. Este bom começo de temporada do jovem português, ex-ciclista da Bairrada, parece ter chamado à atenção dos diretores da Israel – Premier Tech, que chamaram o português para se estrear pela equipa israelita no Mercan Tour Classic Alps-Maritimes que vai ser disputado no dia 30 de maio.
Etapa 1
O neerlandês Jordan Habets (Metec-Solorwatt p/b Mantel) venceu a primeira etapa do Alpes Isère Tour, uma ligação de 145.9km com partida e chegada em Charvieu-Chavagneux, batendo ao sprint os seus companheiros de fuga, o checo, Michael Boros (Elkov-Kasper) e o, neerlandês, Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step Devo Team).
A primeira etapa começou com um ritmo alto e com várias ciclistas a formarem a fuga do dia. A 111km do fim, um grupo de 11 ciclistas saltou do pelotão e formou a fuga do dia. 38km depois, a fuga do dia foi reduzida a seis. Habets, Boros, Reinderink, Joshua Gollikier (Groupama-FDJ Conti), Artem Shmidt (Hagens Berman Axeon) e Niklas Eg (Uno-X Dare DT) eram os ciclistas que estavam na frente da corrida. Os seis conseguiram aguentar o forte ritmo do pelotão e, no sprint final, Habets foi o mais forte para vencer assim a etapa 1 do Alpes Isère Tour e para ser o primeiro líder da geral.
Daniel Lima chegou no pelotão e foi 53º a 5s do vencedor.

Etapa 2
O francês Noa Isidore (Cic U Nantes Atlantique) venceu a segunda etapa do Alpes Isère Tour, uma ligação de 144.8km entre Saint-Andre-le-Gaz e Four, batendo ao sprint o checo Dominik Neuman (Elkov-Kasper) e belga Aaron Dockx (Alpecin-Deceuninck DT).
A segunda etapa foi bastante tranquila e Gabriel Fede (AG2R Citroen U23 Team), Truls Nordhagen (Uno-X Dare DT) e Taino Cailliau (VC Vaulx-en-Velin) formaram a fuga do dia. A cerca de 10km da meta, Nordhagen e Cailliau perderam o contacto com o grupo da frente e Fede recebeu a companhia de Pepijn Reinderink e de Yael Joalland (Cic U Nantes Atlantique). 2km depois, os três da frente foram alcançados. O pelotão seguiu para o sprint final no qual o francês Noa Isidore acabou por ser o mais forte.
Daniel Lima trabalhou na etapa de hoje, o português chegou no pelotão e 47º com o mesmo tempo do vencedor. Jordan Habets manteve a liderança da classificação geral.

Etapa 3
O francês Clément Carisey (Charvieu-Chavagneux IC) venceu a terceira etapa do Alpes Isère Tour, uma ligação de 174.5km entre Ccel Saint Exupery e Colombier-Saugnieu, batendo ao sprint o seu companheiro de fuga, o francês, Théo Thomas (VC Villefranche Beaujolais). O belga Jordi Warlop (Soudal Quick-Step Devo Team) foi terceiro a 3s, após ser o mais forte ao sprint do pelotão.
A terceira etapa começou com um ritmo tranquilo com Carisey, Thomas, Victor Jean (AG2R Citroen U23 Team) e Raffaele Mosca (Q36.5 Continental Cycling Team) a formarem a fuga do dia. A cerca de 25km da meta, Carisey e Thomas ficaram isolados na frente da corrida. Os dois acabaram por resistir ao forte ritmo do pelotão e Carisey acabou por ser o mais forte ao sprint para vencer assim a etapa 3 do Alpes Isère Tour.
Daniel Lima chegou no pelotão e foi 68º a 3s de Carisey que foi para a liderança do Alpes Isère Tour.

Etapa 4
O belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny DT) não deu hipótese e venceu a quarta etapa do Alpes Isère Tour, uma ligação de 182.8km entre Monsteroux-Milieu e Saint-Mauricel-L’Exil, batendo o britânico Oscar Onley (DT DSM) por 52s e o norueguês Johannes Kulset (Uno-X Dare DT) por 1:11.
A quarta etapa começou com um ritmo alto, mas a fuga conseguiu formar-se. A cerca de 110km do fim, os 10 fugitivos do dia foram alcançados. Logo a seguir, a corrida partiu-se e um grupo de 10 ciclistas que tinha como principais nomes, Van Eetvelt e Onley ficou isolado na frente da corrida. A 77km do fim, um grupo perseguidor de 23 ciclistas onde estava o português juntou-se ao grupo da frente.
Poucos kms depois, Van Eetvelt e Onley mexeram na corrida e os dois foram seguidos por Kulset, Tijmen Graat (Jumbo – Visma DT) e Alessio Martinelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè). A cerca de 9km da meta, Van Eetvelt atacou e ficou isolado na frente da corrida. Onley também largou Kulset, Martinelli e Graat e tentava fazer a ponte para o belga. Van Eetvelt foi aumentando a sua vantagem sobre km após km, para se estrear a vencer em 2023. Onley teve de ficar satisfeito com o 2º lugar e Kulset bateu ao sprint Martinelli e Graat para ser 3º.
Daniel Lima não teve capacidade para seguir os ataques e o português teve de ir a um ritmo que era favorável. Lima acabou por ser 23º na etapa a 4:42 do vencedor. Na geral, o português era 22º a 4:56 do novo líder Lennert Van Eetvelt.

Etapa 5
Na última etapa do Alpes Isère Tour, que tinha uma ligação de 161.2km entre Saint-Thibaud de Couz e Saint-Pierre de Chartreuse, o belga Lennert Eetvelt voltou a dominar e bateu o britânico Oscar Onley por 35s e o francês Yael Joalland por 1:35.
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Finlay Pickering (Trinity Racing) a ficar isolado na frente da corrida. Carisey, Jordan Jegat (Cic U Nantes Atlantique), Alessio Nieri (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) e Magnus Brynsrud (Uno-X Dare DT) tentavam juntar-se a Pickering na frente da corrida. A cerca de 85km do fim, Van Eetvelt, Onley, Graat e Joris Chaussinand (AG2R Citroen Team) saltaram do pelotão. Poucos kms depois, Graat cedeu, mas os outros três alcançaram o grupo perseguidor. A cerca de 60km do fim, Graat alcançou o grupo perseguidor. Poucos kms depois, mais ciclistas alcançaram o grupo de Van Eetvelt.
A cerca de 48km do fim, Van Eetvelt atacou e tentava fazer a ponte para Pickering. Poucos kms depois, Onley juntou-se a Van Eetvelt na perseguição ao britânico. A cerca de 22km da meta, Onley não tinha capacidade para seguir Van Eetvelt. 3km depois, o belga juntou-se a Pickering na frente da corrida. Onley também conseguiu juntar-se aos dois. Poucos kms depois, Pickering acabou por ceder. A cerca de 13km da meta, Van Eetvelt largou Onley. O belga continuou com o seu ritmo para vencer assim a etapa 5 do Alpes Isère Tour. Kulset foi 5º na etapa e o norueguês conseguiu manter o seu lugar no pódio da geral.

Daniel Lima não teve uma etapa fácil e o português foi 41º a 23:52 do vencedor. Na geral, Lima foi 25º a 29:00 de Van Eetvelt e o português foi o melhor ciclista da Israel na geral.
Lennert Van Eetvelt venceu assim o Alpes Isère Tour, batendo Oscar Onley por 1:35 e Johannes Kulset por 6:07. O belga também venceu a juventude e a classificação por pontos. Finlay Pickering venceu a classificação da montanha e Clément Carisey venceu a classificação por sprints intermédios. A Bourg-en-Bresse Ain Cyclisme foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Resultados do Daniel Lima em 2023
Data powered by FirstCycling.com