Furo retira António Morgado do pódio do Orlen Grand Prix! Robert Donaldson vence etapa 4!
O britânico Robert Donaldson venceu ao sprint a etapa 4 do Orlen Grand Prix, uma ligação de 128.4km entre Bukovina e Nowy Sacz, na Polónia, batendo o seu colega de equipa, Lukas Nerurkar, que ganha 6s importantes segundos na geral, e o italiano Francesco Busatto, num dia em que António Morgado não teve a sorte do seu lado, e viu um furo fazê-lo perder 50s para os adversários.
A quarta etapa do Orlen Grand Prix começou logo com uma contagem de montanha ao km 5. O primeiro ataque aconteceu assim que a bandeira de partida foi mostrada, com o polaco Mateusz Gajdulewicz a escapar facilmente ao pelotão. No seu encalço saíram o lituano Aivaras Mikutis e o suíço Daniel Schönenberger, e os três formaram assim a fuga do dia, tendo conseguido uma vantagem superior a 5:00 sobre o pelotão, com 60km para o fim.
Outros ciclistas tentatam fazer a ponte para a frente em diferentes momentos, mas foi só com o trabalho das seleções de Portugal e do Reino Unido na frente do pelotão que a diferença caiu. O trabalho das duas formações partiu o pelotão e deixou-o com cerca de 40 unidades a 40km do fim. Na frente, Gajdulewicz ficava sozinho e deixava os companheiros de escapada para trás.
Na última subida do dia, atacaram o italiano Giulio Pellizari e o esloveno Gal Glizar, mas a iniciativa não teve sucesso. Foi também nessa altura que António Morgado viu a sorte passar-lhe ao lado, com um furo a obrigá-lo a largar o pelotão e a ficar para trás. O trabalho dos elementos de Portugal que ainda restavam fizeram-no reentrar na traseira do pelotão, a pouco menos de 15km do fim, mas com o vento a fazer-se sentir e a formação do Reino Unido a manter o pé no acelerador, o pelotão acabou por partir e o português estava no lado errado do mesmo, ficando de novo para trás, a 12km da meta. O grupo do português não mais voltou a reentrar apesar do esforço, e foram os britânicos a levar a melhor na luta pela vitória, com Donaldson a ser primeiro e Nerurkar segundo, deixando o vencedor do dia anterior, Francesco Busatto, em terceiro.
António Morgado acabou por ser 48º. a 51s, e perdeu assim o pódio da geral, sendo agora 14º a 1:32 do dinamarquês Nikolaj Mengel, que permanece na liderança. Na etapa, Gonçalo Tavares foi 50º a 1:08, Diogo Gonçalves 52º a 3:36, Afonso Eulálio 99º a 5:44, Pedro Silva 102º e José Bicho 103º, ambos a 6:02.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: AFP