Charlotte Kool soma a 5ª vitória da temporada e é a primeira líder da RideLondon Classique!
A neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM) venceu a primeira etapa da RideLondon Classique, uma ligação de 146km entre Saffron Walden e Colchester, batendo ao sprint a francesa Clara Copponi (FDJ-Suez) e a britânica Lizzie Deignan (Trek – Segafredo).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Hanna Johansson (Torelli) e Francesca Morgans-Slader (AWOL O’Shea) a formarem a fuga do dia. A 133km do fim, Scarlett Souren (Parkhotel Valkenburg) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para as duas da frente que tinha 1:05 de vantagem sobre a neerlandesa e 1:30 sobre o pelotão.
A 116km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Morgans-Slader foi buscar a pontuação máxima. 3km depois, Johansson foi a mais forte na primeira contagem do dia. Poucos kms depois, Souren foi alcançada pelo pelotão. A 80km do fim, Danielle Shrosbree (DAS – Handsling) saltou do pelotão e juntou-se às duas da frente. 2km depois, Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) abandonou a corrida. A italiana ficou envolvida em duas quedas nos kms iniciais que a levaram a abandonar.
A 50km do fim, na segunda contagem do dia, Johansson foi novamente a mais forte. Logo a seguir, as três da frente acabaram por ser alcançadas. Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling) abandonou a corrida depois de ter ficado envolvida numa queda nos kms iniciais. A 45km do fim, Lizzie Deignan atacou mas a britânica foi alcançada em menos de 3kms. As três da frente acabaram por ser alcançadas.
A 35km do fim, Lizzie Deignan acelerou no pelotão e o grupo começou a partir. 3km depois, Jessica Finney (AWOL O’Shea) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A 28km do fim, Finney foi alcançada. Logo a seguir, a Trek acelerou e Lizzie Deignan e Lauretta Hanson (Trek – Segafredo), Kool e Pfeiffer Georgi (Team DSM), Thalita de Jong e Katia Ragusa (Liv Racing TeqFind), Teuntje Beekhuis e Noemi Ruegg (Jumbo – Visma), Elinor Barker e Amalie Lutro (Uno-X Pro Cycling Team), Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing), Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Monica Greenwood (DAS – Handsling) ficaram isoladas na frente da corrida.
A 21km do fim, Chloé Dygert e Maike Van der Duin (Canyon // SRAM Racing) saltaram do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. 6km depois, Lutro e Ragusa perderam o contacto com o grupo da frente e foram passadas por Dygert e Van der Duin. A 10km da meta, as duas perseguidoras juntaram-se ao grupo da frente. Van der Duin terá de agradecer a Dygert devido ao grande trabalho que fez para pôr a neerlandesa no grupo da frente.
A 5.5km da meta, Ruegg atacou e ficou isolada na frente da corrida. 1.2km depois, a suíça foi alcançada pelo pelotão. Nos metros finais, Georgi comandava o grupo e preparava-se para lançar Kool. Copponi foi quem lançou o sprint e Kool colocou-se na sua roda. A neerlandesa passou a francesa, nos últimos metros, para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada. Deignan foi mais forte que Van der Duin e foi terceira.
Kool é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Gasparrini é a primeira líder da juventude e Johansson é a primeira líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Team DSM