Festa em Itália! Campeão Italiano Filippo Zana vence em Val di Zoldo!
O campeão italiano Filippo Zana (Team Jayco-Alula) venceu a décima oitava etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 161km entre Oderzo e Val Di Zoldo, batendo ao sprint o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ). O francês Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic) foi terceiro a 50s.
A décima oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 137km do fim, Jack Haig (Bahrain Victorious), Ben Healy (EF Education-EasyPost), Davide Gabburo (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Alexandre Delettre (Cofidis) e Luis León Sanchez (Astana Qazaqstan Team) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. 4km depois, os cinco da frente foram alcançados pelo pelotão.
Poucos kms depois, Haig, Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), Derek Gee e Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Thibaut Pinot, Filippo Zana, Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team) e Alesandro Tonelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) ficaram isolados na frente da corrida, mas os sete foram alcançados a 127km do fim. Logo a seguir, Aurélien Paret-Peintre, Pinot, Zana, Gee e Frigo saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Primoz Roglic (Jumbo – Visma) estava a passar algumas dificuldades mas conseguia manter-se no pelotão.
A 124km do fim, Warren Barguil e Pronskiy saíram do pelotão e tentava juntar-se aos cinco da frente. 4km depois, os dois perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Pinot foi o primeiro a passar no topo. Os sete da frente tinham uma vantagem de 1:41 sobre o pelotão. A 93km do fim, na segunda contagem do dia, Pinot foi o primeiro a passar no topo.
A 50km do fim, o grupo da frente tinha 4:45 de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Gee foi buscar a pontuação máxima. A 29km do fim, Pronskiy perdeu o contacto com o grupo da frente que tinha cerca de 5:30 de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Pinot teve de trocar de bicicleta, mas o francês conseguiu reentrar no grupo da frente. No pelotão, a Ineos Grenadiers aumentou o ritmo e o grupo começou a partir. A 26km do fim, na terceira contagem do dia, Pinot foi o primeiro a passar no topo.
A cerca de 13km da meta, Frigo perdeu o contacto com o grupo da frente, mas o italiano conseguiu reentrar no grupo que tinha 4:40 de vantagem sobre o pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates) estava bem colocado e tinha Jay Vine, Brandon McNulty e Davide Formolo (UAE Team Emirates) para o proteger. A 9km da meta, Pinot acelerou e Aurélien Paret-Peintre e Frigo perderam o contacto com o grupo da frente. Poucos metros depois, Barguil perdeu o contacto com a frente da corrida. A 8.5km da meta, Pinot aumentou o ritmo e Gee acabou por ceder. 600 metros depois, Barguil alcançou Gee.
A 7.5km da meta, Sepp Kuss (Jumbo – Visma) acelerou e o americano foi seguido por Roglic, Geraint Thomas e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Edward Dunbar (Team Jayco-Alula). João Almeida passou algumas dificuldades, mas o português impôs o seu ritmo e Vine estava lá para o levar até aos favoritos. A 6.8km da meta, Arensman cedeu e foi alcançado por Vine, Almeida e Andreas Leknessund (Team DSM). Poucos metros depois, Arensman cedeu. Na frente da corrida, Barguil e Gee e receberam a companhia de Aurélien Paret-Peintre.
A 5.7km da meta, Roglic atacou e Thomas foi o único que o seguiu. 400 metros depois, Kuss alcançou Roglic e Thomas e o americano aumentou o ritmo. Gee alcançou Barguil e Auréilien Paret-Peintre. A 3.3km da meta, Dunbar foi alcançado por Vine e Almeida. Poucos metros depois, na descida, Vine teve uma saída de estrada e João Almeida tentava fazer a ponte para Kuss, Roglic e Thomas. A 1.4km da meta, Vine e Dunbar alcançaram Almeida. Kuss perdeu contacto com Roglic e Thomas. Poucos metros, Vine cedeu e Almeida tentava chegar a Roglic e Thomas.
Zana e Pinot seguiram juntos até à meta e no sprint final, o campeão italiano foi mais forte que o francês para se estrear assim a vencer numa grande volta. Barguil largou Gee e Aurélien Paret-Peintre para ser terceiro. Roglic e Thomas foram juntos até à meta e os dois foram 7º e 8º, respetivamente, ambos a 1:56 do vencedor. João Almeida foi 9º e o português perdeu 21s para o esloveno e o britânico. O português conseguiu minimizar as perdas e terá de agradecer a Jay Vine que fez um trabalho fantástico.
Thomas segue líder e o britânico tem 29s de vantagem sobre Roglic e 39s sobre Almeida, o melhor jovem. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos e Thibaut Pinot é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Giro d’Italia