Pantera Portuguesa mostra as garras! João Almeida vence etapa 16 do Giro d’Italia!

O português João Almeida (UAE Team Emirates) venceu a décima sexta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 203km entre Sabbio Chiese e Monte Bondone, batendo ao sprint o britânico Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) foi terceiro a 25s.

A décima sexta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 193km do fim, Lorenzo Fortunato (EOLO-Kometa Cycling Team), Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) e Sepp Kuss (Jumbo – Visma) ficaram envolvidos numa queda, mas os três reentraram no pelotão. Poucos kms depois, um corte aconteceu no pelotão. Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Andreas Leknessund (Team DSM) e Bruno Armirail (Groupama-FDJ) ficaram cortados mas os três voltaram a reentrar no pelotão em poucos kms.

A fuga do dia (Foto: Giro d’Italia)

A 175km do fim, Aurélien Paret-Peintre e Valentin Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Jack Haig e Jonathan Milan (Bahrain Victorious), Jonathan Lastra (Cofidis), Ben Healy (EF Education-EasyPost), Martin Marcellusi e Alessandro Tonelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Salvatore Puccio e Ben Swift (Ineos Grenadiers), Carlos Verona (Movistar Team), Derek Gee (Israel – Premier Tech), Michael Hepburn e Filippo Zana (Team Jayco-Alula), Toms Skujins (Trek – Segafredo) e Diego Ulissi (UAE Team Emirates) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 163km do fim, Patrick Konrad e Cesare Benedetti (Bora-Hansgrohe), Davide Gabburo e Filippo Magli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Thomas Champion (Cofidis), Mattia Bais (EOLO-Kometa Cycling Team), Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team) e Nicolas Dalla Valle e Veljko Stojnic (Team Corratec – Selle Italia) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. A 126km do fim, na primeira contagem do dia, Healy foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, na segunda contagem do dia, Gabburo foi mais forte que Healy e foi o primeiro a passar no alto. Stojnic e Dalla Valle já não tinham capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida.

Scaroni e Pronskiy atacaram na terceira contagem do dia (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 100km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Milan foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, o italiano tirou pé e perdeu o contacto com a frente da corrida. A 93km do fim, Pronskiy e Scaroni atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 7km depois, na terceira contagem do dia, Pronskiy foi o primeiro a passar no topo. A 64km do fim, Aurélien Paret-Peintre, Valentin Paret-Peintre, Haig, Konrad, Healy, Gee, Verona e Zana largaram os seus companheiros de fuga e tentava fazer a ponte para os dois da frente. No pelotão, a Jumbo – Visma aumentou o ritmo e reduziu o grupo para cerca de 30 ciclistas. João Almeida (UAE Team Emirates) estava bem colocado.

A 58km do fim, Ulissi, Lastra e Swift reentraram no grupo perseguidor. Os dois da frente tinham cerca de 1:10 de vantagem sobre o grupo perseguidor e cerca de 5:00 sobre o pelotão. A 52km do fim, o duo da frente foi alcançado pelo grupo perseguidor. Logo a seguir, Scaroni não tinha capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 50km do fim, na quarta contagem do dia, Verona foi o primeiro a passar no alto. Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers) acabou por abandonar a prova por causa das quedas que sofreu na 2ª semana do Giro.

A 22km do fim, no último sprint intermédio do dia, Haig foi buscar 3s de bonificação e Aurélien Paret-Peintre 2s. Cerca de 2km depois, Verona atacou e Zana foi o único que o seguiu. No pelotão, a Jumbo – Visma continuava a impor um ritmo alto. A 18.5km do fim, Haig, Aurélien Paret-Peintre, Konrad e Pronskiy juntaram-se aos dois da frente. 1km depois, Ulissi e Swift reentraram no grupo da frente que tinha cerca de 2:30 de vantagem sobre o pelotão. João Almeida estava bem colocado e tinha Davide Formolo, Jay Vine e Brandon McNulty (UAE Team Emirates) ao seu lado.

UAE a comandar o pelotão (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 14.3km da meta, Rohan Dennis (Jumbo – Visma) acabou o seu trabalho e a UAE Team Emirates passou para o comando do grupo que estava a 1:30 dos oito da frente. 4km depois, Formolo acabou o seu trabalho e Vine aumentou o ritmo. Bruno Armirail acabou por perder o contacto com o pelotão. A 9km da meta, Haig atacou na frente da corrida e foi seguido por Zana e Verona. McNulty acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Ulissi foi alcançado e aumentou o ritmo no pelotão. Poucos metros depois, Ulissi perdeu o contacto com o pelotão.

Ataque de João Almeida na subida final (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 8.5km da meta, os três da frente foram alcançados pelo pelotão que era comandado por Vine. Poucos metros depois, Vine abriu para o lado e João Almeida aumentou o ritmo. O português foi seguido por Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Sepp Kuss e Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e Edward Dunbar e Zana (Team Jayco-Alula). A 7.6km da meta, Zana aumentou o ritmo. 800 metros depois, Zana abriu e João Almeida aumentou o ritmo. A 6km da meta, João Almeida atacou e o português ficou isolado na frente da corrida. Kuss comandava o grupo perseguidor.

Thomas e Almeida na frente da corrida (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 4.7km da meta, Dunbar perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Logo a seguir, Thomas atacou e juntou-se a Almeida na frente da corrida. Roglic acabou por ceder e o esloveno tentava minimizar as perdas. Kuss e Dunbar estavam com Roglic. Almeida e Thomas foram colaborando e seguiram juntos até aos metros finais. No sprint final, o português foi mais forte que o britânico para conquistar assim a sua primeira vitória numa grande volta. Roglic foi mais forte que Dunbar e foi terceiro a 25s.

Geraint Thomas é o novo Maglia Rosa e o britânico tem 18s de vantagem sobre, o melhor jovem, João Almeida e 29s sobre Primoz Roglic. Jonathan Milan manteve a liderança da classificação por pontos e Ben Healy é o novo líder da classificação da montanha.

João Almeida no pódio da etapa 16 do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock