Nico Denz conquista a sua primeira vitória numa grande volta na etapa 12 do Giro d’Italia!
O alemão Nico Denz (Bora-Hansgrohe) venceu a décima segunda etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 185km entre Bra e Rivoli, batendo ao sprint o letão Toms Skujins e o australiano Sebastian Berwick (Israel – Premier Tech).
A décima segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhum deles foi capaz de formar a fuga do dia. A 170km do fim, Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), Alex Baudin e Valentin Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), Samuele Battistella, Vadim Pronskiy e Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious), Patrick Konrad e Denz (Bora-Hansgrohe), Jonathan Lastra (Cofidis), Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), Alessandro Tonelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Laurens Huys (Intermarché-Circus-Wanty), Marco Frigo, Berwick e Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Michel Hessmann e Sepp Kuss (Jumbo – Visma), Einer Rubio (Movistar Team), Veljko Stojnic (Team Corratec – Selle Italia), Michael Matthews (Team Jayco-Alula), Mads Pedersen, Amanuel Ghebreigzabhier, Skujins e Bauke Mollema (Trek – Segafredo) e Davide Formolo (UAE Team Emirates) a formarem a fuga do dia.
A 156km do fim, Jonathan Milan (Bahrain Victorious), Stefano Oldani (Alpecin-Deceuninck) e Davide Gabburo (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) saltaram do pelotão e tentavam alcançar o grupo da frente. Poucos kms depois, Milan perdeu o contacto com o grupo perseguidor. A 152km do fim, Lorenzo Fortunato (EOLO-Kometa Cycling Team) e Luca Covili (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) saíram do pelotão e juntaram-se a Oldani e Gabburo.
A 149km do fim, na primeira contagem do dia, Denz foi o primeiro a passar no topo. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) abandonou a corrida por causa de problemas gástricos. 11km depois, os quatro perseguidores juntaram-se ao grupo da frente que tinha uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão. A 100km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Pedersen foi buscar a pontuação máxima.
A 98km do fim, Battistella, Tonelli, Skujins, Berwick e Denz atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 11km depois, Battistella perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo grupo perseguidor onde não estava a haver muita cooperação. No pelotão, uma queda aconteceu na qual ficaram envolvidos Jack Haig (Bahrain Victorious) e Andreas Leknessund (Team DSM), mas os dois voltaram a reentrar no pelotão. A 55km do fim, o grupo da frente tinha 2:43 sobre o grupo perseguidor e 8:00 sobre o pelotão.
A 51km do fim, Bettiol, Baudin e Scaroni saltaram do grupo perseguidor e tentavam alcançar os quatro da frente. Poucos kms depois, Valentin Paret-Peintre, Oldani, Sutterlin, Lastra, Huys, Frigo, Formolo e Stojnic atacaram e tentava alcançar Bettio, Baudin e Scaroni. Pedersen tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. A 32km do fim, Skujins acelerou e Tonelli foi o único que não conseguir o ataque do letão. Os três da frente tinham cerca de 20s de vantagem sobre Tonelli, cerca de 2:40 sobre Betiiol, Baudin e Scaroni, cerca de 3:10 sobre os oito perseguidores, mais de 4:00 sobre o resto dos ciclistas que estavam na fuga inicial e cerca de 8:00 sobre o pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers.
A cerca de 29km da meta, Skujins acelerou, mas o letão não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Lastra, Oldani, Sutterlin e Stojinc perderam o contacto com o grupo de Formolo. Baudin cedeu e foi passado pelo grupo de Formolo que estavam a alcançar Bettiol e Scaroni. Logo a seguir, na última contagem do dia, Skujins foi o primeiro a passar no topo. Frigo atacou e o italiano tentavam alcançar Tonelli. A 15km da meta, Hessmann, Rubio e Baudin juntaram-se ao grupo de Formolo e Bettiol. Poucos kms depois, Kuss e Rubio também se juntaram ao grupo de Formolo e Bettiol
A 12km da meta, Denz atacou e Skujins foi o único que o conseguiu seguir. 3km depois, Berwick reentrou no grupo da frente. Nos últimos 2kms, o trio da frente começou a marcar-se. Nos metros finais, Berwick lançou o sprint, mas o australiano não conseguiu passar Denz e Skujins que começaram a sprintar logo a seguir. O letão não conseguiu passar o alemão que se estreou assim a vencer em grandes voltas. Tonelli esteve muito bem na etapa de hoje e conseguiu ser 4º a 58s.
João Almeida (UAE Team Emirates) foi 40º a 8:19. O português manteve a liderança da juventude e segue em 3º na geral.
Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) manteve a liderança da classificação geral. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos e Davide Bais (EOLO-Kometa Cycling Team) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Giro d’Italia