Grégoire estreia-se a vencer como pro na etapa 2 do 4 Jours de Dunkerque! Leroux é o novo líder!
O francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ) venceu a segunda etapa do 4 Jours de Dunkerque, uma ligação de 169.9km entre Compiègne e Laon, batendo ao sprint o britânico Ethan Vernon (Soudal Quick-Step) e o francês Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team).
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Tuur Dens (Team Flanders – Baloise), Ceriel Desal (Bingoal WB), Pierre-André Coté (Human Powered Health), Logan Currie (Bolton Equities Black Spoke), Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) e Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole) a formarem a fuga do dia. A 153km do fim, na primeira contagem do dia, Dens foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Coté foi buscar 3s de bonificação, Leroux 2s e Currie 1s.
A 142km do fim, Dens foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. A fuga tinha cerca de 4:00 de vantagem sobre o pelotão. A 90km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Leroux foi buscar 3s de bonificação, Coté 2s e Currie 1s. 4km depois, Dens foi novamente o mais forte na terceira contagem do dia. Poucos kms depois, Dens foi o mais forte na quarta contagem do dia. A 60km do fim, na quinta contagem do dia, o belga foi novamente o primeiro a passar no topo.
A 45km do fim, Dens perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo. 12km depois, no último sprint intermédio do dia, Leroux foi buscar 3s de bonificação, Currie 2s e Coté 1s. A 21km da meta, Girard já não tinha capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. Nos últimos 10kms, várias equipas aumentaram o ritmo no pelotão com o objetivo de reduzir a vantagem da fuga.
A 5.8km da meta, Leroux perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. 4.8km depois, Desal perdeu o contacto com o grupo da frente. Victor Lafay (Cofidis) atacou e juntou-se a Currie e Coté. Nos metros finais, Benjamin Thomas (Cofidis) acelerou e reduziu o espaço para os três da frente. Quando o trio da frente estava a ser alcançado, Grégoire surpreendeu e lançou o seu sprint de longe. Ninguém teve capacidade para passar o jovem francês que conquistou assim a sua primeira vitória como profissional. Vernon foi mais forte que Cosnefroy, nos últimos metros, e foi segundo.
Leroux conseguiu chegar no pelotão na subida final e o francês é assim o novo líder da geral. Olav Kooij (Jumbo – Visma) foi 10º na etapa e manteve a liderança da classificação por pontos e da juventude. Tuur Dens é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images