Ashleigh Moolman-Pasio está de volta com vitória na Durango – Durango!
A sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance – Soudal Quick-Step) venceu a 22ª edição da Durango – Durango, clássica espanhola que é corrida na região da Bizkaia, onde também se situa a equipa com o mesmo nome. Moolman-Pasio triunfou após bater ao sprint a espanhola Ane Santesteban (Team Jayco – AlUla) e a britânica Claire Steels (Israel – Premier Tech Roland), que cortaram a meta a 2s.
A 22ª edição da Durango – Durango distanciou-se por 113km com partida e chegada na cidade que dá nome à corrida. As corredoras tinham pela frente 4 sprints intermédios em Miota, e depois uma ascensão a Areitio e duas ao Alto de Goiuria. Mireia Benito (AG Insurance – Soudal Quick-Step) e Valentina Basilico (BePink) venceram os dois primeiros sprints, e com o pelotão ainda compacto, Benito conseguiu voltar a vencer no terceiro sprint.
Com 46km para o fim, surgiu a primeira fuga do dia com Emma Norsgaard (Movistar Team), Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland), Gaia Masetti (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Debora Silvestri (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi) e Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo). A primeira subida do dia em Areitio, viu as fugitivas serem alcançadas pelo pelotão, que voltava a estar compacto a 31km para o fim.
Na descida do Areitio, Linda Zanetti (UAE Development Team) vinha na frente do pelotão e tentou distanciar-se na descida. O movimento dividiu o pelotão e formou-se um primeiro grupo com uma pequena vantagem sobre as restantes. Este grupo era composto por Katrine Aalerud e Mareille Meijering (Movistar Team), Claire Steels e Tamara Dronova, Yuliia Biriukova (UAE Development Team), Ashleigh Moolman-Pasio e Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Ane Santesteban e Urska Zigart (Team Jayco – AIUla), Ursa Pintar (BTC City Ljubljana Scott), Alice Maria Arzuffi (Ceratizit – WNT Pro Cycling), Natalie Grinczer e Lotte Claes (Stade Rochelais Charente Maritime), Ella Wyllie (Lifeplus Wahoo) e Alessia Vigilia.
Na primeira subida ao Alto de Goiuria, Urska Zigart tentou o ataque, mas toda a gente a seguiu, e o grupo manteve-se junto até à segunda subida, perdendo apenas Tamara Dronova por um problema mecânico. A 10km do fim, na subida para o Alto de Goiuria, Ashleigh Moolman-Pasio atacou sem resposta imediata. 3km depois, Ane Santesteban conseguiu alcançá-la e as duas seguiram juntas até ao km final. A 500m do fim, já com a antecipação do sprint pela vitória, Claire Steels conseguiu chegar e foram assim as três para o sprint final.. Moolman-Pasio ia na frente, e tinha mais força, arrancando um sprint que a fez distanciar-se nos últimos 200m e conquistar a vitória, deixando as adversárias a 2s, com . Santesteban a ser segunda e Steels terceira.
Pódio Final
Results powered by FirstCycling.com