Paret-Peintre vence no Lago Laceno, Leknessund é o novo líder do Giro d’Itália!
O francês Aurelien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team) venceu a quarta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 175km entre Venosa e Lago Laceno, batendo ao sprint o norueguês Andreas Leknessund (Team DSM), que é agora o novo líder da geral! O terceiro posto ficou entregue ao letão Toms Skujins (Trek – Segafredo), já a 57s do vencedor.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhum deles teve sucesso. Durante vários kms, vários ciclistas tentaram sair do pelotão, mas nenhum destes ataques conseguiu formar a fuga do dia. A 138km do fim, vários ataques provocaram um corte no pelotão. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) inicialmente ficou cortado mas o belga não ficou mais de 1km cortado. O português João Almeida (UAE Team Emirates) ficou cortado e três colegas de equipa estiveram muito bem e conseguiram fazer com que ele reentrasse no pelotão.
A 115km do fim, na primeira contagem do dia, mais ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas nenhum deles conseguiu ganhar um espaço importante. 4km depois, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) foi mais forte que Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A 97km do fim, Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck), Vincenzo Albanese (EOLO-Kometa Cycling Team), Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic), Andreas Leknessund (Team DSM) e Toms Skujins e Amanuel Ghebreigzabhier (Trek – Segafredo) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Bruno Armirail (Groupama-FDJ) saiu do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida.
A 79km do fim, Albanese foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. 3km depois, Armirail tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. A 65km do fim, na segunda contagem do dia, Ghebreigzabhier foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha cerca de 3:20 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step. A cerca de 40km do fim, a Quick-Step baixou um pouco o ritmo porque Evenepoel teve de fazer uma paragem para urinar e a vantagem da fuga aumentou para 5:45.
A 16km da meta, no segundo sprint intermédio do dia, Leknessund foi buscar 3s de bonificação, Albanese 2s e Skujins 1s. 8km depois, o grupo da frente tinha 3:40 sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step. João Almeida estava bem colocado na frente do pelotão. A cerca de 7km para a meta, Conci atacou e ficou isolado na frente da corrida. Poucos metros depois, Barguil perdeu o contacto com a frente da corrida. Skujins acelerou e fez a ponte para Conci.
A 6.5km da meta, Skuijns atacou e largou Conci que foi alcançado por Albanese, Paret-Peintre, Leknessund e Ghebreigzabhier. 500 metros depois, Conci perdeu o contacto com o grupo perseguidor. A 5.6km da meta, Leknessund acelerou e o norueguês foi seguido por Paret-Peintre e Ghebreigzabhier e os três passaram diretos por Skujins que recebeu a companhia de Albanese. A 5km da meta, a Ineos Grenadiers aumentou o ritmo do pelotão. 500 metros depois, Leknessund atacou e Paret-Peintre foi o único que o conseguiu seguir. Uns metros depois, o norueguês isolou-se na frente da corrida, mas o francês optou por ir a seu ritmo.
A 3.2km da meta, Paret-Peintre voltou a juntar-se a Leknessund na frente da corrida. 200 metros depois, na última contagem do dia, Paret-Peintre foi o primeiro a passar no topo. Os dois seguiram bastante coordenados e sem perder tempo até final. Leknessund sabia que podia vestir de rosa e acabou por trabalhar todo o km final, não tendo depois capacidade para sprintar com Paret-Peintre, que se estreou a vencer assim no World Tour. Skujins bateu Albanese ao sprint pelo terceiro posto, a 57s, enquanto o grupo dos favoritos chegou a 2:01, comandado por Koen Bouwman (Jumbo – Visma).
João Almeida chegou no grupo dos principais candidatos, em 20º, e segue agora em 4º na geral, a 1:00 do norueguês, após mais um dia bem sucedido.
Leknessund é agora o novo líder da geral e da juventude, com 28s sobre Remco Evenepoel. Thibaut Pinot permanece na liderança da montanha e Jonathan Milan (Bahrain Victorious) da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Getty Images