Bling Matthews conquista a sua primeira vitória da temporada na etapa 3 do Giro d’Italia!

O australiano Michael Matthews (Team Jayco-Alula) venceu a terceira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 213km entre Vasto e Melfi, batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck).

A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Alexander Konychev e Veljko Stojnic (Team Corratec – Selle Italia) a formarem a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 7:00 sobre o pelotão. A 106km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Konychev foi buscar a pontuação máxima. A vantagem dos dois da frente sobre o pelotão era de cerca de 2:00.

A cerca de 40km do fim, a Team Jayco-Alula aumentou o ritmo do pelotão na primeira contagem do dia e o pelotão começou a partir. 3km depois, Konychev perdeu o contacto com a frente da corrida. A 36km do fim, Stojnic foi alcançado pelo pelotão. 3km depois, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) atacou e o francês foi o primeiro a passar no alto na primeira contagem do dia. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) seguiu o francês, mas os dois foram rapidamente alcançados pelo pelotão. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) sofreu um problema mecânico no início da descida.

Giro d’Italia 2023 – 106th Edition – 3rd stage stage Vasto – Melfi 213 km – 08/05/2023 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

A 27km do fim, Pedersen perdeu o contacto com o pelotão e a sua equipa ficou com ele para o ajudar a reentrar. A Ineos aumentou o ritmo na fase final da segunda contagem do dia. Pinot foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. A 22km do fim, Pedersen reentrou no pelotão. 7km depois, João Almeida (UAE Team Emirates) ficou envolvido numa queda e Brandon McNulty, Davide Formolo e Diego Ulissi (UAE Team Emirates) ficaram para ajudar o português.

Cerca de 5km depois, o português reentrou no pelotão. Remco Evenepeol (Soudal Quick-Step) acabou por ir buscar 3s de bonificação no sprint intermédio e Primoz Roglic (Jumbo – Visma) 2s. A cerca de 8km da meta, McNulty perdeu o contacto com o pelotão. O americano ajudou João Almeida na etapa de hoje e decidiu tirar pé para se poupar para as próximas etapas.

Nos últimos kms, a Team Jayco-Alula e a Trek – Segafredo eram as equipas que estavam na frente do pelotão. A cerca de 1km da meta, a Trek comandava o grupo. Nos metros finais, Matthews lançou o sprint e Pedersen colocou-se na sua roda. O dinamarquês não conseguiu passar o australiano que conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Groves foi mais forte que Vincenzo Albanese (Eolo-Kometa Cycling Team) e Stefano Oldani (Alpecin-Deceuninck), nos últimos metros, e foi terceiro.

João Almeida foi 41º na etapa com o mesmo tempo do vencedor.

Evenepoel segue líder da classificação geral e tem agora 32s de vantagem sobre João Almeida e 44s sobre Primoz Roglic. O belga também segue líder da juventude. Thibaut Pinot é o novo líder da classificação da montanha. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock