Jonathan Milan conquista a sua primeira vitória no World Tour na etapa 2 do Giro d’Italia!

O italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious) venceu a segunda etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 202km entre Teramo e San Salvo, batendo ao sprint o neerlandês David Dekker (Team Arkéa-Samsic) e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck).

A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Thomas Champion (Cofidis), Mattia Bais (Eolo-Kometa Cycling Team), Paul Lapeira (AG2R Citroen Team) e Stefano Gandin (Team Corratec – Selle Italia) a formarem a fuga do dia. A 200km da meta, Alessandro Verre (Team Arkéa-Samsic) saltou do pelotão e juntou-se ao grupo da frente que conseguiu uma vantagem de cerca de 6:00.

A 118km do fim, na primeira contagem do dia, Lapeira foi o primeiro a passar no topo. Verre perdeu o contacto com o grupo da frente. 8km depois, os quatro da frente tinham 1:10 de vantagem sobre Verre e 2:25 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Trek – Segafredo, pela Movistar Team, pela Alpecin-Deceuninck e pela Astana Qazaqstan Team. A 108km do fim, Verre foi alcançado pelo pelotão.

Giro d’Italia 2023 – 106th Edition – 2nd stage Teramo – San Salvo 202 km – 07/05/2023 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

A 100km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Gandin foi o mais forte. 20km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Gandin foi buscar novamente a pontuação máxima. A 72km do fim, Lapeira foi o mais forte na segunda contagem do dia. 18km depois, Lapeira cedeu e foi alcançado pelo pelotão. A 34km do fim, os três da frente acabaram por ser alcançados pelo pelotão que baixou o ritmo.

A 5km da meta, a Alpecin-Deceuninck comandava o pelotão. 1km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team). A queda provocou um corte no pelotão e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Primoz Roglic (Jumbo – Visma), João Almeida (UAE Team Emirates), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Damiano Caruso (Bahrain Victorious) e Lennard Kamna e Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) não ficaram cortados.

No último km, a Alpecin tinha o seu comboio na frente do grupo. Nos metros finais, Groves lançou o sprint com Milan na sua roda. Groves lançou o seu sprint um pouco cedo demais e o australiano foi passado por Milan que não deu hipótese e conquistou assim a sua primeira vitória no Giro. Dekker fez um grande sprint após uma má colocação e o neerlandês passou Groves, nos metros finais, para ser segundo. Destaca-se o bom sprint de Arne Marit (Intermarché-Circus-Wanty) e Marius Mayrhofer (Team DSM) que foram 4º e 5º, respetivamente.

João Almeida foi 32º com o mesmo tempo do vencedor e o português segue em 3º, na geral, a 29s de Evenepoel.

Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers), Jack Haig (Bahrain Victorious), Hugh Carthy e Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Jay Vine (UAE Team Emirates) cruzaram a linha de meta a 19s do vencedor.

Evenepoel segue líder da classificação geral e da juventude. Milan é o novo líder da classificação por pontos e Lapeira é o novo líder da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock