Iúri Leitão: o Deus Português no Olimpo dos vencedores do Tour of Hellas!
Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) venceu neste sábado a classificação geral do Tour of Hellas (Volta à Grécia), uma prova de categoria 2.1. A última etapa tinha 133.5 km e foi ganha pelo polaco Stanislaw Aniolkowski (Human Powered Health), com Iúri a ser segundo num final muito renhido, que lhe permitiu assegurar a vitória na classificação geral, a sua primeira como profissional!
O outro português presente, Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental), terminou a etapa em 60º, sendo 52º na geral final, a 1:09 do vianense da Caja Rural.
A prova começou com um prólogo de 6km em Karteros. Imparável, a equipa neozelandesa Bolton Equities Black Spoke dominou o prólogo, fazendo todo o pódio do dia com o campeão neozelandês de contrarrelógio Aaron Gate a vencer. Rory Townsend foi segundo a 9s, e Logan Currie terceiro, a 14s! Iúri Leitão fez uma bela etapa, terminando em 8º a apenas 20s do vencedor! Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental) foi 94º, a 1:02. No final, Aaron Gate liderava a geral, enquanto Logan Currie liderava a juventude.
A primeira etapa em linha tinha 187.7 km a percorrer, com dois prémios de montanha de segunda categoria e dois sprints intermédios. A etapa acabou ao sprint, com o polaco Stanislaw Aniolkowski a bater Iúri Leitão, que foi segundo por menos de meia roda! Bernardo Gonçalves terminou em 66º, com o mesmo tempo do vencedor.
Na geral, Aaron Gate mantinha a liderança, mas viu os rivais a encurtarem distâncias. Iúri Leitão subiu três lugares, para o quinto posto, agora a 14s. Bernardo Gonçalves subia 31 lugares na geral, para 63º, estando ainda a 1:02.
Na segunda tirada o pelotão tinha 178.3 km a percorrer, com dois sprints intermédios e três prémios de montanha de primeira e segunda categoria pelo meio. Mais uma vez o final foi disputado ao sprint, com Timothy Dupont a vencer a etapa, e Iúri Leitão a ser terceiro, garantindo mais bonificações para subir na geral! Bernardo Gonçalves terminou em 64º, com o mesmo tempo do vencedor.
Na geral, Aaron Gate começava a ver o perigo a aproximar-se, com Iúri Leitão a subir ao terceiro lugar, a apenas 10s da liderança. Bernardo Gonçalves subia mais 8 lugares, estando ainda a 1:02, agora em 55º.
À terceira foi mesmo de vez. Depois de percorridos 153 km, Iúri Leitão finalmente venceu, abrindo o palmarés esta temporada ao bater Timothy Dupont e Rory Towsend com um portentoso sprint! Bernardo Gonçalves foi 81º, com o mesmo tempo do Iúri.
A geral finalmente mudava de dono, passando a ser envergada pelo vianense Iúri Leitão, embora tivesse apenas 1s sobre Aaron Gate, graças às bonificações de um sprint intermédio! Bernardo Gonçalves subia mais 2 lugares, estando em 52º a 1:03.
No dia final, com 133.5km e final em Olympia, a disputa voltou a ser ao sprint e com os protagonistas da primeira etapa em linha. Aniolkowski e Leitão destacaram-se e disputaram a vitória, com o polaco a bater novamente o português por menos de meia roda.
Na geral, Iúri confirmou a vitória com o segundo posto, terminando com 6s sobre Aaron Gate e 9s sobre Stanislaw Aniolkowski.
Fotos: Nassos Triantafyllou Photography / Petros Gkotsis Photography