Marianne Vos faz história e conquista etapa 3 da La Vuelta!
A neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 157.8km entre Elche de la Sierra e La Roda, batendo ao sprint a neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM) e a amerciana Chloé Dygert (Canyon // SRAM Racing).
A terceira etapa começou com Silvia Zanardi (BePink), Sara Poidevin (EF Education-TIBCO-SVB), Irene Mendez (Bizkaia Durango) e Idoia Eraso (Laboral Kutxa Fundacíon Euskadi) a ficaram isoladas na frente da corrida. A 147km do fim, as quatro da frente foram alcançadas pelo pelotão. 18km depois, seis ciclistas saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida, mas as seis foram alcançadas em menos de 5kms. A 99km do fim, Ana Vitória Magalhães (Bizkaia Durango) tentou isolar-se na frente da corrida, mas a brasileira não teve sucesso.
A 96km do fim, o ritmo elevado e o vento provocaram cortes no pelotão que partiu em três grupos. 4km depois, Gaia Realini e Amanda Spratt (Trek – Segafredo) e Kristen Faulkner (Team Jayco-Alula) perderam o contacto com o primeiro pelotão. A maior parte das ciclistas da Trek e da Jayco ficaram a ajudar as suas líderes.
A 55km do fim, a Team DSM partiu o primeiro pelotão e um grupo composto por Léa Curinier, Kool, Juliette Labous, Esmee Peperkamp e Elise Uijen (Team DSM), Emma Norsgaard, Annemiek Van Vleuten, Liane Lippert, Floortje Mackaij e Aude Biannic (Movistar Team), Marlen Reusser e Demi Vollering (Team SD Worx), Katarzyna Niewiadoma, Dygert, Elise Chabbey e Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon // SRAM Racing), Clara Copponi e Gladys Verhulst (FDJ-Suez), Oliviia Baril e Mikayla Harvey (UAE Team ADQ), Anna Henderson, Amber Kraak, Riejanne Markus e Vos (Jumbo – Visma), Alba Teruel (Laboral Kutxa-Fundacíon Euskadi) e Silke Smulders (Liv Racing TeqFind) ficou isolado na frente da corrida. Silvia Persico (UAE Team ADQ) e Marta Cavalli (FDJ-Suez) foram as primeiras vítimas da aceleração da DSM. Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind) também cedeu mas a espanhola não estava muito longe da frente da corrida.
A cerca de 33km do fim, Blanka Vas e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Racing), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Quinty Ton e Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind), Coralie Demay e Simone Boilard (St Michel-Mavic-Auber93), Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland) e Ane Santesteban (Team Jayco-Alula) reentraram na frente da corrida. A 21km do fim, no sprint intermédio do dia, Vos foi buscar 6s de bonificação, Markus 4s e Dygert 2s. As acelerações para o sprint intermédio fez com que algumas ciclistas cedessem.
A 4km da meta, no segundo pelotão, a portuguesa Daniela Campos (Bizkaia Durango) ficou envolvida numa queda. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Kool lançou o sprint e Vos colocou-se ao seu lado. A neerlandesa da Jumbo foi mais forte que a neerlandesa da DSM, nos últimos metros, e Vos tornou-se assim na primeira ciclista a vencer no Giro, Tour e Vuelta e na primeira a vencer com a camisola de líder nas três grandes voltas. Dygert mostrou-se novamente muito bem numa chegada ao sprint e a americana foi mais forte que Copponi para ser terceira.
Silvia Persico, Ane Santesteban, Veronica Ewers (EF Education-Tibco-SVB) e Evita Muzic (FDJ-Suez) chegaram a 1:32 da vencedora. As maiores derrotadas do dia foram Marta Cavalli, Kristen Faulkner, Amanda Spratt e Gaia Realini que cruzaram a linha de meta a 2:41 do primeiro pelotão.
Daniela Campos foi a melhor portuguesa e terminou na 98ª posição a 4:27. Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team) foi 99ª a 7:03 e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) foi 146ª 17:47. Mariana Líbano (Soltec Team) abandonou a prova.
Marianne Vos segue líder da classificação geral e a neerlandesa é a nova líder da classificação por pontos. Jade Wiel (FDJ-Suez) manteve a liderança da classificação da montanha. Alba Teruel foi a combativa do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Jumbo – Visma