Ana Caramelo triunfa em Moura e relança as contas da Taça de Portugal Feminina!
Ana Caramelo (Maiatos) venceu em Moura a terceira prova da Taça de Portugal Feminina, alcançando assim um importante feito em ano de regresso a uma formação portuguesa, numa exibição de força e capacidade superlativas! A líder da Taça, Cristiana Valente, conseguiu defender-se bastante bem, num dia em que as corridas dos principais escalões foram discutidas até aos metros finais, com poucos segundos a separarem todas as ciclistas no pódio.

Depois de Albufeira ter recebido a segunda corrida da Taça de Portugal Feminina no dia anterior, as ciclistas seguiram para Moura, que recebeu a terceira prova da Taça onde as Elites e Sub23 tiveram 96km a percorrer. Numa jornada que tem sido de grande superação, a vitória foi desta feita para Ana Caramelo, que se destacou nos metros finais para vencer e alcançar desde já um dos seus objetivos da temporada, a vitória numa corrida da Taça! A ciclista da equipa da Maia foi uma vez mais a grande animadora da corrida, e fez uso da sua capacidade para bater a líder da Taça, Cristina Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro), e Celina Carpinteiro (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ), segunda e terceira a 2s e a 4s, respetivamente.
Na geral Elite, Cristina Valente lidera a Taça de Portugal com 120pts, tendo Ana Caramelo e Liliana Jesus (Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade) nas restantes posições do pódio, ambas a 35pts da líder.

Nas Sub23, Beatriz Santos (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) conquistou a sua primeira vitória da temporada, surpreendendo a concorrência após não ter conquistado qualquer ponto nas corridas anteriores. Na segunda posição terminou a líder da Taça, Nádia Henriques (Glassdrive – Chanceplus – Allegro), a apenas 1s, com o pódio a ficar completo por Sara Casimiro (Korpo Activo / Penacova), que chegou 4s depois.
Após 3 provas, Nádia Henriques é agora mais líder, tendo 105pts, e 40pts de vantagem sobre a segunda classificada, Johana Diaz (Maiatos). Beatriz Santos é agora terceira, a 55pts da sua colega de equipa.

Em Juniores, a Campeã Nacional Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade) venceu a segunda corrida do fim de semana, mostrando-se superior a todas as adversárias para agarrar a geral da Taça. Marta isolou-se já nos metros finais, de forma semelhante ao que sucedera no dia anterior, e bateu Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), segunda, e Rita Tanganho (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ), terceira, por 3s.
A liderança da Taça altera-se, mas fica na equipa da Extremosul, com Marta Carvalho na frente com 100pts, mais 25pts que Daniela Simão e mais 33pts que a ex-líder e sua colega de equipa, Margarida Teodósio.

Em Cadetes, Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras / Parracho) voltou também a conquistar nova vitória, a sua segunda do fim de semana, isolando-se das suas adversárias já nos metros finais, para bater Maria Marques (Matos Cheirinhos – Vila Galé – Etopi) por 8s e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) por 12s, para subir assim também à liderança da Taça de Portugal. Na geral, Leonor tem agora 107pts, mais 17pts que a antiga líder, Emília Baía, e mais 32 que Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT), que foi quarta.
Nos restantes escalões, Patrícia Rosa (Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade) venceu em Master30, Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) em Master40, Filomena Gomes (Vertentability – CRG) em Master50 e Leontina Palhas (Vertentability – CRG) em Master60. Na geral de cada escalão, as vencedoras de cada escalão são também as respetivas líderes da Taça.
Fotos: UVP/FPC