João Matias vence etapa final do GP “O Jogo” na consagração de Maurício Moreira!
O português João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) venceu ao sprint a etapa final do Grande Prémio “O Jogo”, uma jornada com 143.2km com partida e chegada em Paredes, batendo o argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e o compatriota Francisco Campos (Fonte Nova – Felgueiras), para conquistar assim a sua primeira vitória do ano em estrada.
Numa etapa final em que as classificações por pontos e da montanha ainda estavam por discutir, o pelotão começou com um ritmo elevado desde cedo, tendo a fuga do dia sido apenas formada após a primeira contagem de montanha, a terceira categoria de Capela, ao km 18.2, ganha por Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), que viu Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) ser segundo para se colocar na liderança virtual da respetiva classificação.
A fuga do dia acabou por se formar com Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Cesar Martingil (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), André Rodrigues (Santa Maria da Feira – Segmento d’Epoca), Alvaro Trueba (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Javier Moreno (Fonte Nova – Felgueiras) e Cesar Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista). A Glassdrive – Q8 – Anicolor controlou a escapada e garantiu que o final aconteceria entre os sprinters para defender a amarela de Maurício Moreira.
Cesar Martingil assegurou a vitória na classificação dos sprints intermédios, ao vencer as duas respetivas metas em Marco de Canaveses, ao km 50.8, e em Baltar, ao km 116.1. Na terceira categoria do Alto da Lixa, ao km 81.9, Bruno Silva foi o mais forte e garantiu que a camisola azul ficaria entregue a Francisco Guerreiro. Bruno e César foram os maiores resistentes da fuga, mas acabaram alcançados nos 5km finais, com a chegada ao sprint a ver João Matias triunfar, num final bastante técnico e perigoso, num terreno em empedrado e com uma curva a 100m do risco de meta. O pelotão chegou bastante cortado, mas os principais elementos da geral chegaram todos com o mesmo tempo.
O Pódio Final
Com os resultados do dia, Maurício Moreira assegurou a vitória na classificação geral, com 4s sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling) e 21s sobre o colega de equipa, Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor). Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) foi quarto e assegurou a vitória na classificação por pontos, Francisco Guerreiro recuperou a camisola da montanha e Cesar Martingil conquistou a camisola dos sprints intermédios. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor jovem, e a Efapel Cycling a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens