Gonçalo Rodrigues e José Moreira vencem incríveis clássicas nos paralelos de Roriz!

Decorreu este domingo na freguesia de Roriz, Barcelos, a 19ª edição do Prémio de Ciclismo ACR Roriz – Troféu Professor António Matias, corrida que é popularmente conhecida como “Roriz – Roubaix”, pelos vários setores de empedrado que fazem lembrar a clássica das clássicas francesa. Com os cadetes a partirem pela manhã e os juniores após o almoço, tivemos duas corridas intensas e muito bem disputadas, com grandes exibições a resultarem em triunfos de grande qualidade!

Cadetes

Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matisa&Araújo | Frulact) venceu a corrida dos cadetes, levando a melhor duelo a dois frente Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea) após 58km com partida e chegada em Roriz! O ciclista da equipa da casa aproveitou o terreno inclinado no último setor de empedrado, a 1km do fim, e não deu hipótese, arrancando para uma vitória muito desejada! No terceiro posto fechou Guilherme Ribeiro (Paredes – Fortunna), vencendo o sprint do grupo perseguidor, a 2:30.

Numa clássica sempre animada, a corrida começou a um ritmo alto desde cedo, e com alguns corredores a descolar. Um primeiro grupo tentou integrar a fuga, mas não conseguiu escapar ao pelotão, que via alguns corredores sofrerem com furos ainda antes do primeiro setor de pavê, que chegou ao km 11. O ritmo rápido fez o pelotão partir, com os homens da equipa da casa, a Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact, a aumentarem o ritmo. Apesar de uma queda ainda ter acontecido na parte de trás do pelotão, foi mesmo por incapacidade que este se reduziu visivelmente.

Após uma fase de alguma acalmia, perante os kms que ainda estavam pela frente, foi no sprint intermédio por volta do km 30 que a corrida voltou a espevitar, com Gonçalo Costa (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) a passar na frente. De seguida, um ataque de Afonso Boas (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) e Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) voltou a aumentar o ritmo no pelotão e proporcionou o ataque de Gonçalo Rodrigues e Dinis Martins, ainda com mais de 20km pela frente. Os dois entraram no segundo setor, ao km 38, com 40s de vantagem e foram aumentando progressivamente a distância.

A 15km do fim, a diferença era já de 55s, com os ciclistas a atravessar o terceiro setor de empedrado, e apesar de uma ligeira redução de tempo, a diferença chegou rapidamente ao 1:30, percebendo-se assim que a discussão da vitória estaria entre os homens da frente. Com o segundo sprint intermédio pela frente, Rodrigues passou tranquilamente em primeiro. A Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact procurou jogar no pelotão e fez Gonçalo Costa, José Salgueiro e Ivo Ribeiro atacarem, na companhia de Duarte Martins (Caldas Ecosprint – Nutea). Rapidamente Ivo acabou por ceder, e a eles juntou-se André Rocha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).

Na frente, Rodrigues começou a esconder-se do trabalho, já que os colegas de equipa procuravam chegar à frente, e Dinis Martins não se inibiu de trabalhar, colocando um ritmo alto que os manteve com uma grande distância. No setor 5, a perseguição tinha 1min de atraso, com seis ciclistas num primeiro grupo, enquanto um segundo maior rodava já a 1:25. Os dois grupos juntaram-se ao km 55, já próximos do fim, e foi no setor final que a corrida se decidiu, com um ataque de Gonçalo Rodrigues à entrada para o km final, a fazer lembrar Wout van Aert, com uma aceleração bastante longa e constante a deixar o adversário sem capacidade de resposta. O ciclista da casa voou depois para a meta e conquistou uma vitória muito desejada, deixando Dinis na segunda posição, a cerca de 5s. O pelotão acabou por lutar pelo terceiro posto, com Guilherme Ribeiro a vencer o sprint a 2:30.

Pódio de Cadetes

Pódio Cadete com Dinis Martins – Gonçalo Rodrigues – Guilherme Ribeiro (da esquerda para a direita)

Classificações Cadetes

Juniores

José Moreira venceu em Roriz com uma exibição de força e teminou com uma vénia ao público!

Nos juniores foi José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) a conquistar uma grande vitória, numa corrida de 73km que foi bastante marcada pela chuva! O ciclista da equipa de Penafiel fez uso de toda a sua potência para bater os adversários nos metros finais, com Gonçalo Amaral (ABTF Betão – Bairrada) a ser segundo e Bruno Lopes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) terceiro, ambos a cerca de 2s do vencedor.

A corrida júnior começou também com um ritmo elevado, e a chuva que se fez sentir à partida tornou o dia ainda mais difícil. O pelotão alongou desde cedo, e a chegada ao primeiro setor de pavê, ao km 11, foi decisiva para o desenrolar da corrida. Uma queda fez o pelotão partir e deixou na frente José Moreira, Gonçalo Amaral, Bruno Lopes e também João Martins (União Ciclismo da Trofa). A eles rapidamente chegaram Pedro Cunha (ABTF Betão – Bairrada), Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), José Teixeira (Paredes – Fortunna), Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), João Alves e Jorge Cunha (União Ciclismo da Trofa). Os dez elementos conseguiram 15s de vantagem ao km 15, e do pelotão saltaram Rafael Durães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Daniel Moreira (Tensai / Sambiental / Santa Marta), que chegariam também à frente ao km 18.

Com um grupo de tanta qualidade na frente, a vantagem começou a crescer de forma progressiva, atingindo os 55s ao km 25. Logo de seguida, já com a diferença no 1:15, perante um pelotão que parecia não ter forças, a Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact assumiu o trabalho de perseguição, procurando chegar com mais alguém à frente, mas a diferença não caía, e por volta do km 30 foi Gabriel Baptista a vencer o primeiro sprint intermédio.

Os ataques sucederam-se na frente a partir do km 36, e colocaram alguns elementos em dificuldades, com João Alves e Jorge Cunha a serem os primeiros a descolar. No segundo sprint intermédio, Baptista voltou a ser primeiro, mas o ritmo estava longe de ser tranquilo na frente, com a diferença a chegar aos 2min, com pouco menos de 20km por percorrer. A diferença continou a aumentar, e rapidamente se chegou ao circuito local de Roriz, com o terceiro setor da pavê a provar-se decisivo. José Moreira foi o primeiro a acelerar, e a ele sucederam-se Gonçalo Amaral e João Martins, deixando Daniel Moreira e Pedro Cunha descolados.

A chegada ao setor 4, a 7km do fim, voltou a partir o grupo, com José Teixeira e Gabriel Baptista a passarem um momento pior e a perderem o contacto. O grupo com 6 unidades seguiu até ao setor final, onde Diogo Sousa acabou por descolar e Rafael Durães sofrer com a corrente a saltar-se, perdendo assim o fator superioridade na dianteira para a equipa de Penafiel. Na frente ficaram os mesmos quatro elementos que haviam ganho vantagem no primeiro setor, e foi José Moreira a acelerar já nas rampas finais, com apenas Amaral e Lopes a conseguirem responder, mas sem força suficiente para evitar a vitória do jovem ciclista de Penafiel. Na luta pelo segundo posto, Amaral foi mais forte e bateu Bruno Lopes.

Pódio de Juniores

Pódio Júnior com Gonçalo Amaral – José Moreira – Bruno Lopes (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ACM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock