O Campeão do Mundo Remco Evenepoel vence pela 2ª vez consecutiva a Liège-Bastogne-Liège!
O belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu o 4º Monumento da temporada, a Liège-Bastogne-Liège, uma clássica de 258km com partida e chegada em Liège, após conseguir isolar-se na frente da corrida a 30km da meta. O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi segundo a 1:06. O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) completou o pódio.
A Liège-Bastogne-Liège começou com diversas tentativas de ataque com Jason Osborne (Alpecin-Deceuninck), Lars Van den Berg (Groupama-FDJ), Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team) e Johan Meens (Bingoal WB) a formarem a fuga do dia. 10km depois, Mathis Le Berre (Team Arkéa-Samsic), Paul Ourselin (TotalEnergies), Alexandre Balmer (Team Jayco-Alula), Ruben Apers (Team Flanders – Baloise) e Héctor Carretero (Equipo Kern Pharma) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.
A 174km do fim, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ficou envolvido numa queda e o esloveno foi obrigado a abandonar a prova. 40km depois, o grupo da frente tinha cerca de 4:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step. A 93km do fim, Carretero e Apers perdera, o contacto com a frente da corrida. Poucos kms depois, Le Berre e Dversnes também já não tinham capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida.
A 84km do fim, Jan Tratnik (Jumbo – Visma) atacou e Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) e Valentin Madouas (Groupama-FDJ) foram os únicos que conseguiram fazer a ponte para o esloveno. No pelotão, Enric Mas (Movistar Team) acabou por ceder; o espanhol supostamente está com problemas de estômago. Tratnik continuou com um ritmo alto para tentar fazer a ponte para o grupo da frente e Madouas acabou por ceder. Poucos kms depois, Sheffield também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Tratnik.
A 74km do fim, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) também já não tinham capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 8km depois, Tratnik juntou-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, Tratnik aumentou o ritmo na frente da corrida e Velasco foi o único da fuga inicial que conseguiu seguir o esloveno. A 46km do fim, Bauke Mollema (Trek – Segafredo) e Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers) tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso.
A 36km do fim, Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) sofreu um problema mecânico e perdeu o contacto com o pelotão. 1km depois, Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) aumentou o ritmo do pelotão e os dois da frente acabaram por ser alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, Evenepoel atacou e ninguém conseguir seguir o ritmo do belga. Tom Pidcock ainda conseguiu seguir o belga durante uns metros, e na descida, o britânico acelerou e conseguiu fazer a ponte para Evenepoel. Os dois conseguiram cerca de 15s de vantagem sobre Giulio Ciccone e Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) e cerca de 25s sobre Ben Healy (EF Education-EasyPost), Santiago Buitrago, Ion Izagirre (Cofidis), Romain Bardet (Team DSM) e Tiesj Benoot (Jumbo – Visma).
A 30km da meta, Evenepoel continuou com o ritmo elevado e Pidcock deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do belga. O grupo onde estava Bardet e Healy acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 24km da meta, Pidcock foi alcançado por Ciccone e Skjelmose Jensen. 1km depois, Healy saiu do pelotão e alcançou os três perseguidores. Poucos kms depois, Izagirre e Buitrago também conseguiram fazer a ponte para o grupo perseguidor.
A 18km da meta, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão que estava a 1:15 de Evenepoel. Andreas Kron (Lotto Dstny) ficou envolvido numa queda e o dinamarquês perdeu as suas chances de conseguir um bom resultado. 5km depois, Sivakov atacou e o francês foi seguido por Healy e Buitrago. O ciclista da EF continuou com um ritmo alto e Sivakov acabou por ceder. A 10.5km da meta, Pidcock atacou e alcançou Healy e Buitrago.
A 5km da meta, Evenepoel tinha 1:32 de vantagem sobre os três perseguidores e cerca de 1:45 sobre o pelotão. Evenepoel continuou com o seu ritmo e o Campeão do Mundo venceu assim pela segunda vez consecutiva a Liège-Bastogne-Liège. Nos metros finais, Healy tentou surpreender com um ataque de longe mas não teve sucesso. Nos últimos metros, Buitrago lançou o sprint e Pidcock colocou-se na sua roda. O britânico conseguiu passar o colombiano e Pidcock conseguiu assim o seu primeiro pódio num monumento. Buitrago também conseguiu o seu primeiro pódio num monumento com este terceiro lugar.
Healy pagou caro o ataque nos metros finais e acabou por ser quarto a 1:08. Valentin Madouas (Groupama-FDJ) Guillaume Martin (Cofidis) saíram do pequeno grupo que perseguia Healy, Pidcock e Buitrago, nos últimos kms, e o ciclista da Groupama foi mais forte ao sprint que o ciclista da Cofidis para ser quinto a 1:24. Benoot também saltou desse grupo, nos últimos kms, e foi sétimo a 1:37. Destaca-se os bons resultados de Skjelmose Jensen e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) que foram 9º e 11º, respetivamente, ambos a 1:48.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 23º a 3:15 e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 31º a 6:07.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Liège-Bastogne-Liège