Demi Vollering iguala a mestre e conquista a tripla das Ardenas no mesmo ano!
A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) venceu a Liège – Bastogne – Liège, uma clássica de 143km entre Bastogne e Liège, batendo ao sprint a italiana Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) para se juntar à sua mentora Anna Van der Breggen como as únicas mulheres a vencerem Amstel Gold Race, La Flèche Wallone e Liège-Bastogne-Liège no mesmo ano. A suíça Marlen Reusser (Team SD Worx) foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi terceira a 22s.
A Liège – Bastogne – Liège Femmes começou com um ritmo alto. A 135km do fim, Séverine Eraud (Cofidis) saltou do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 10km depois, Kim Cadzow (Jumbo – Visma) tentou fazer a ponte para a frente da corrida, mas a neozelandesa não teve sucesso. A 90km do fim, Eraud acabou por ser alcançada pelo pelotão.
A 76km do fim, Marlen Reusser, Kasia Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing), Amanda Spratt (Trek – Segafredo), Anna Henderson (Jumbo – Visma) e Esmee Peperkamp (Team DSM) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 16km depois, a vantagem das cinco da frente sobre o pelotão era de 1:00. A 49km do fim, Niewiadoma furou e a polaca foi alcançada pelo pelotão. 13km depois, Reusser acelerou na frente da corrida e nenhuma ciclista teve capacidade para seguir a suíça. No pelotão, Annemiek Van Vleuten e Liane Lippert (Movistar Team) tentou sair do pelotão mas nenhuma delas teve sucesso.

A 23km do fim, Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind) e Lippert aceleraram e partiram ainda mais o pelotão. 4km depois, Reusser tinha cerca de 40s de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Spratt e Shirin Van Anrooij (Trek – Segafredo). A 15km da meta, Spratt, Van Anrooij, Borghini e Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) aceleraram e conseguiram sair do pelotão. Spratt abriu logo a seguir e Van Anrooij aumentou o ritmo e a neerlandesa abriu para o lado na entrada do último muro do dia. Vollering acelerou no pelotão e conseguiu juntar-se a Chabbey e Borghini que acabaram por alcançar Reusser. Poucos metros depois, Gaia Realini (Trek – Segafredo) e Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) alcançaram as quatro da frente.
A cerca de 13km da meta, Reusser atacou na descida e Borghini foi a única que conseguir segui-la. A 11.5km da meta, Riejanne Markus (Jumbo – Visma) alcançou o grupo de Vollering e Vleuten devido à falta de cooperação. Logo a seguir, Vollering atacou e alcançou as duas da frente. A neerlandesa continuou com um ritmo elevado e Reusser não conseguiu seguir o ritmo da sua colega de equipa.
Vollering e Borghini foram aumentado a vantagem que tinham sobre as suas adversárias km após km e a cerca de 1km da meta, as duas começaram a marcar-se. No grupo perseguidor, Markus tentou sair do grupo perseguidor mas a neerlandesa não teve sucesso. A 150 metros da meta, Borghini lançou o sprint, mas a italiana foi rapidamente ultrapassada por Vollering que completou assim a tripla das Ardenas no mesmo ano. No grupo perseguidor, Reusser foi a mais forte ao sprint para ser terceira a 22s.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images