Simon Carr vence última etapa e Tao Geoghegan Hart conquista o Tour of the Alps!

A EF Education – EasyPost bisou na última etapa do Tour of the Alps, com o britânico Simon Carr a vencer, após 26km a solo, e o alemão Georg Steinhauser a ser segundo, a 53s, batendo num sprint a três a dupla da BORA – hansgrohe, Matteo Fabbro e Florian Lipowitz.

A última etapa do Tour of the Alps começou em Cavalese e distanciou-se até Brunico em 144.5km. Logo ao início da etapa, surgiu uma contagem de montanha de primeira categoria em Passo Lavazé, com uma pendente média de 7.6% em 10.3km. Um primeiro grupo com Luca Covili (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), Antonio Pedrero, Óscar Rodríguez e Sergio Samitier (Movistar Team), Joe Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Finlay Pickering (Trinity Racing), Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Sebastian Berwick (Israel – Premier Tech), Matteo Fabbro (BORA-hansgrohe), José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) e Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team). Os 12 corredores levavam uma pequena vantagem sobre o pelotão, que permitia que outros pudessem fazer a ponte rapidamente. Samitier foi o primeiro na passagem em Passo Lavazé arrecandando os primeiros 10pts para subir à liderança virtual da montanha.

A 127km do fim da corrida, Valentin Paret-Peintre (AG2R Citroen Team) conseguiu chegar ao primeiro grupo. Mais tarde, também se juntaram Johannes Kulset (Uno-X Pro Cycling Team), Hermann Pernsteiner (Bahrain Victorious) e Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team).

Quando faltavam 99km para a meta em Brunico, a fuga foi alcançada pelo pelotão devido à vantagem mínima que levavam. 3km depois, Steinhauser, Prodhomme e Florian Lipowitz atacaram e formaram novamente um pequeno grupo com uma vantagem mínima sobre o pelotão. Na passagem pelo primeiro sprint intermédio em Klausen/Chiusa, Steinhauser levou os 10pts.

A 81km da chegada, um segundo grupo perseguidor era formado com 20 corredores: o vencedor do dia, Simon Carr, Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Juri Hollman (Movistar Team), Adne Holter e Magnus Brynsrud (Uno-X Pro Cycling Team), Luis León Sanchéz e Antonio Nibali (Astana Qazaqstan Team), Geoffrey Bouchard e Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team), Omer Goldstein (Israel – Premier Tech), Damien Howson e Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team), Txomin Juaristi e Enekoitz Azparren (Euskaltel – Euskadi) e Moran Vermeulen (Austria National Team). Com eles estavam: Fabbro, Paret-Peintre, Covili, Kulset e Parra, que tinham pertencido à fuga inicial. A 78km para a meta, este segundo grupo juntou-se aos três fugitivos na dianteira, tendo já uma vantagem de 3:40 sobre o pelotão controlado pela INEOS Grenadiers. A 44km da meta, na passagem pelo segundo sprint intermédio em Pfalzen/Falzes, Vermeulen conseguiu os 10pts. Neste momento, a Israel – Premier Tech é que impunha o ritmo no pelotão, quando 3min era a desvantagem que tinha para a fuga.

Com 37km pela frente, os ciclistas passaram pela primeira vez na meta e ainda faltava a última subida do dia, uma contagem de segunda categoria em Mühlbach/Rio Molino, com 7.8km a uma pendente média de 8.2%. Os dois corredores da Uno-X Pro Cycling Team, Adne Holter e Magnus Brynsrud impunham o ritmo na frente da corrida no início da subida. Simon Carr aproveitou para lançar o primeiro ataque e conseguiu destacar-se, levando uma pequena vantagem sobre os seus companheiros de fuga. 

No pelotão, Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) e Max Poole (Team DSM) ainda tentaram atacar no pelotão, mas sem sucesso. Ivan Sosa (Movistar) tentou também escapar, mas sucumbiu ao ritmo de Thymen Arensman (INEOS Grenadiers). Na frente da corrida, Carr ia aumentando cada vez mais a vantagem sobre o segundo grupo e passou isolado na segunda categoria de Mühlbach/Rio Molinos. A fuga acabou por se partir, e foram Steinhauser, Fabbro, Lipowitz e Johannes Kulset a ficarem em posição intermédia.

Os últimos 13km foram quase sempre a descer até à meta em Bruneck/Brunico, com exceção dos 3km finais planos. Carr aproveitou a vantagem de 1min sobre o grupo perseguidor e 4min sobre o pelotão, e só parou quando levantou os braços na meta. O britânico não foi o único da EF Education-EasyPost a celebrar. O alemão Georg Steinhauser chegou a 53s do seu companheiro de equipa e discutiu o segundo lugar ao sprint com a dupla da BORA – hansgrohe, Matteo Fabbro e Florian Lipowitz.

O britânico Tao Geoghegan Hart chegou na 15ª posição, a 4:28, e garantiu a vitória no Tour of the Alps, com 22s sobre o compatriota Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) e 28s sobre o australiano Jack Haig (Bahrain Victorious), e também a vitória na classificação por pontos. Sergio Samitier venceu a classificação da montanha, Max Poole (Team DSM) é o melhor jovem e a BORA – hansgrohe venceu coletivamente, ultrapassando a INEOS após a última etapa.

O Pódio Final

Pódio Final do Tour of the Alps com Hugh Carthy – Tao Geoghegan Hart – Jack Haig (da esquerda para a direita) (Foto: INEOS Grenadiers/Twitter)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: EF Pro Cycling / Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock