Gregor Mühlberger vence etapa 4 do Tour of the Alps após jornada em fuga!
O austríaco Gregor Mühlberger (Movistar Team) venceu a etapa 4 do Tour of the Alps após integrar a fuga do dia e bater ao sprint o noruegês Torstein Traen (Uno-X Pro Cycling Team) e o italiano Giulio Pellizzari (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè). Após 152.9km de corrida entre Rovereto e Predazzo, Muhlberger abriu o sprint na frente, mas a sua experiência valeu-lhe um importante triunfo frente a Traen e Pellizzari.
Ao quarto dia de Tour of the Alps, os corredores enfrentaram uma primeira subida de primeira categoria em Passo Sommo, logo ao km 5, com uma pendente média de 7.3% em 15.7km. A dificuldade imposta fez com que o pelotão diminuísse e contasse com apenas 60 corredores. Já próximos do topo, um grupo com Simon Carr e Stefan De Bod (EF Education – EasyPost), Gregor Mühlberger, Antonio Pedrero, Oscar Rodríguez e Sergio Samitier (Movistar Team), Patrick Konrad (BORA – hansgrohe), Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team), Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Giulio Pellizzari e Henok Mulubrhan (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), Torstein Traen (Uno-X Pro Cycling Team) e Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) escapou do pelotão e formou assim aquela que seria a fuga do dia. Pedrero acabou por ser o primeiro no topo.
A 119km do fim, Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) juntou-se ao grupo da frente, ele que estava a apenas 5:30 do líder da geral, Tao Geoghegan Hart (INEOS Grenadiers). Na passagem pelo primeiro sprint intermédio em San Cristoforo al Lago, Pellizzari foi o mais forte e passou na frente. A 70km do fim, Muhlberger foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia, em Palu di Glovo.
A desvantagem do pelotão rondava os 4min, mas o interesse em alcançar os fugitivos também não era grande, com a INEOS Grenadiers e a Euskaltel – Euskadi a dividirem o trabalho em perseguição à fuga. Com o início da subida a Passo Pramadico, uma contagem de segunda categoria com 9.7km e uma pendente média de 6.2%, alguns corredores na retaguarda da fuga começavam a descair. A 23km da meta, Samitier lançou um ataque de Mühlberger, que apenas Pellizzari respondeu numa primeira instância. Traen fez depois a ponte para o austríaco e o italiano, formando um pequeno grupo com uma vantagem curta sobre os companheiros de escapada. Nesta altura, a vantagem sobre o pelotão era de 3:30, após a INEOS Grenadiers ter aumentado ligeiramente o ritmo. Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) atacou no pelotão para defender a sua posição na geral e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) seguiu-o, mas a movimentação acabou por não dar frutos. Com cerca de 5km para o topo, Pellizzari isolou-se, mas os 15s que conquistou de vantagem esfumaram-se nos primeiros 2km da descida para Predazzo.
A vitória da etapa foi discutida ao sprint entre os três homens na frente, com Mühlberger a ser o mais forte, levantando assim os braços em Predazzo. Traen conseguiu o segundo lugar e Pellizzari foi terceiro, não tendo forças para disputar o sprint. Os sete corredores da fuga que permaneceram em posição intermédia chegaram todos a 40s.
O pelotão, onde vinha o líder da geral e da classificação por pontos, Tao Geoghegan Hart, chegou a 3:22 de Muhlberger, e por isso o britânico segura a liderança das duas classificações. Max Poole (Team DSM) segue como o melhor jovem e Alexander Cepeda continua com a liderança da montanha. A INEOS Grenadiers lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour of the Alps / Twitter