Lennard Kamna vence etapa 3 do Tour of the Alps e Bora faz abanar a liderança da Ineos!
O alemão Lennard Kämna (BORA – hansgrohe) venceu a terceira etapa do Tour of the Alps, uma ligação de 162.5km entre Ritten e Brentonico San Valentino, numa contagem de primeira categoria! Kamna atacou a cerca de 600m do fim para se distanciar do equatoriano Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost), que ainda foi quarto, a 4s, após ter sido passado por Aleksandr Vlasov, que a 4s deu a dobradinha da etapa à Bora – hansgrohe.
A etapa 3 do Tour of the Alps começou com uma longa descida que impediu a fuga de se formar rapidamente apesar do ritmo rápido. Foi só com cerca de 50km percorridos que escapou um grupo com 11 corredores. A fuga ficou assim composta por Joe Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Giovanni Carboni (Equipo Kern Pharma), Lorenzo Milesi (Team DSM), Lukas Pöstlberger e Alexander Hajek (Austria National Team), Jasha Sütterling (Bahrain Victorious), Liam Johnston (Trinity Racing), Andrea Vendrame (AG2R Citröen Team), Juri Hollmann (Movistar Team), Mattia Bais (EOLO – Kometa Cycling Team) e Riccardo Lucca (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè).
A 99km do fim surgiu o primeiro sprint intermédio em Roverè della Luna. Pöstlberger alcançou 10pts, Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), que entretanto se tinha juntado à fuga, conseguiu 6pts e Hajek 4pts. A vantagem da fuga sobre o pelotão chegou aos 7min, com Dombrowski a colocar-se na liderança virtual da geral, mas foi depois na segunda categoria do Lago di Cei que a diferença começou a cair, com a EF Education e a INEOS Grenadiers ao trabalho no pelotão. Sutterlin acabou por passar na frente no alto e garantir os 6pts.
Após a descida, ainda houve uma passagem num segundo sprint intermédio em Avio, com Pöstlberger a voltar a vencer a meta, mas rapidamente se aproximava a decisão da corrida com a longa subida final. Após o sprint, Postlberger e Vendrame ficaram isolados na frente, mas logo no primeiro km da subida final o austríaco cedeu. A EF Education – EasyPost, a Movistar Team e a BORA -hansgrohe dividiam o trabalho na frente do pelotão, perante o monstro de 15km a 7.5% de inclinação média, quando a vantagem para Vendrame ia diminuindo para 2:50. A 11km do fim, já após ter atacado na perseguição, Dombrowski chegou a Vendrame e rapidamente deixou o italiano, num terreno muito mais adequado às suas características, isolando-se na frente.
Com 10km para o fim, Matteo Fabbro (BORA – hansgrohe) era quem trabalhava no pelotão, e a vantagem do americano na frente caía progressivamente. Foi com 5.7km por percorrer que se jogou a movimentação decisiva com o ataque de Lennard Kamna, colega de equipa de Fabbro, atacou e recebeu cerca de 1km depois a companhia de Alexander Cepeda. Com 4km para a meta, Kamna e Cepeda alcançaram Dombrowski, e rapidamente o deixaram para trás, enquanto no pelotão era o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) a atacar, na tentativa de preparar terreno para Jack Haig.
Teve de ser uma movimentação do líder da geral, Tao Geoghegan Hart (INEOS Grenadiers) a espevitar o grupo, deixando Buitrago em dificuldades, quando o segundo classificado, Felix Gall (AG2R Citroen Team) pagava já a queda do dia anterior. O grupo na perseguição reduziu-se e aproximou-se, e Kamna jogou a sua cartada com um ataque decisivo a 600m do fim, deixando Cepeda sem resposta imediata. O equatoriano tentou aguentar-se, mas viu o alemão festejar e o grupo perseguidor alcançá-lo sobre o risco de meta, com Vlasov a conseguir passá-lo para ser segundo. Cepeda era ainda terceiro, e Tao Hart quarto, todos a 4s.
Com os resultados do dia, Tao Hart segue na liderança da geral, agora com 22s sobre Carthy e 28s sobre Haig, e também da classificação por pontos. Max Poole (Team DSM) continua na frente da juventude, Cepeda regressa à liderança da montanha e a INEOS Grenadiers continua na liderança coletiva.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour of the Alps / Twitter