Tadej Pogacar soma a 12ª vitória em 2023 e completa a tripla das Ardenas na La Flèche Wallonne!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a La Flèche Wallonne, uma clássica de 193.5km entre Herve e Huy, batendo ao sprint o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) e o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious).

A La Flèche Wallonne começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 187km do fim, Jacob Hindsgaul Madsen (Uno-X Pro Cycling Team) saiu do pelotão e formou a fuga do dia. 2km depois, Soren Kragh Andersen (Alpecin-Deceuninck), Johan Meens (Bingoal WB), Daryl Impey (Israel – Premier Tech), Lawrence Naesen (AG2R Citroen Team), Raúl Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma) e Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) saltaram do pelotão e juntaram-se a Hindsgaul Madsen na frente da corrida.

A 182km do fim, Jetse Bol (Burgos-BH) atacou e o neerlandês tentava fazer a ponte para a frente da corrida. 4km depois, Bol juntou-se ao grupo da frente. A 146km do fim, os oito da frente tinham 3:00 de vantagem sobre o pelotão. 65km depois, o pelotão aumentou o ritmo e diminuiu a vantagem da fuga para 1:45. A 75km do fim, Naesen perdeu o contacto com a frente da corrida. Um dos principais favoritos a vencer a Flèche, David Gaudu (Groupama-FDJ) acabou por abandonar a corrida.

A 56km do fim, Impey, Bol e Meens perderam o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, Pieter Serry (Soudal Quick-Step) tentou fazer a ponte para a frente da corrida, mas não teve sucesso. Garcia Pierna também acabou por ceder na frente da corrida. A 53km do fim, Hindsgaul Madsen também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Kragh Andersen e Zimmeramnn.

A 37km do fim, Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) atacou e o italiano tentava fazer a ponte para a frente da corrida. 2km depois, Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) saltou do pelotão e alcançou Battistella. A 32km do fim, os dois perseguidores alcançaram os dois da frente que tinham cerca de 25s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. 10km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Jesus Herrada (Cofidis) e Andreas Kron (Lotto Dstny).

Skjelmose Jensen foi mais forte que Landa no sprint pelo segundo lugar (Foto: Sprint Cycling Agency)

A 20km da meta, Sam Oomen (Jumbo – Visma) tentou sair do pelotão mas o neerlandês não teve sucesso. Zimmermann já não tinha capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. A 6.7km da meta, Vervaeke acelerou e Battistella e Kragh Andersen não tiveram capacidade para seguir o belga. Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) pode ter tido um problema mecânico ou pode ter ficado envolvido na queda a 20km da meta e o colombiano conseguiu reentrar no pelotão a cerca de 5km para a meta.

A cerca de 1.3km para o fim, Vervaeke foi alcançado pelo pelotão. No último km, os ciclistas tentavam colocar-se na melhor posição possível para a parte final do Mur de Huy. O ritmo no início do último km, não era muito alto e Pogacar estava muito bem colocado. A cerca de 500 metros para a meta, Romain Bardet (Team DSM) ia protagonizar um forte ataque, mas o francês acabou por ser fechado por Woods. Poucos metros depois, Bardet atacou e Pogacar colocou-se na roda do francês. A cerca de 200 metros par a meta, o esloveno atacou e ninguém teve capacidade para seguir Pogacar que completou assim a tripla das Ardenas depois de já ter vencido a Amstel em 2023 e a Liège em 2021. Skjelmose Jensen e Landa ainda tentaram seguir o esloveno mas os dois não conseguiram e acabaram por completar o pódio, sendo 2º e 3º, respetivamente.

Destaca-se as excelente prestações de Victor Lafay (Cofidis) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) que foram 6º e 8º, respetivamente, ambos a 3s. Também-se destaca a excelente corrida de Roger Adria (Equipo Kern Pharma) que foi 12º a 9s. Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) está a subir de forma após alguns problemas com lesões no final de 2022 e início de 2023, e o jovem norueguês conseguiu um bom resultado, sendo 15º a 10s.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 30º a 22s.

Pódio Final

Pódio Final com Mattias Skjelmose Jensen- Tadej Pogacar – Mikel Landa (da esquerda para a direita) (Foto: La Flèche Wallone)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: La Flèche Wallonne

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock