Joel Suter triunfa na 3ª etapa do Giro di Sicilia após dia em fuga!
Após ter atacado e formado uma fuga logo nos primeiros 20km de corrida, Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team) manteve-se sempre na frente e conseguiu vencer a etapa 3 do Giro di Sicilia, aguentando uma vantagem mínima de 4s sobre o pelotão nos metros finais da etapa! Filippo Fiorelli (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè) conquistou o segundo lugar e Elia Viviani (Italy National Team) sprintou para o terceiro.
Foi nos primeiros 20 de 150km de corrida, após a saída em Enna, que surgiu o primeiro ataque por parte do vencedor Joel Suter. Com ele seguiram Roberto Gonzaléz (Mg.K Vis Colors for Peace VPM), Michele Berasi (General Store – Essegibi – F.Lli Curia), Pierelis Belleta (Biesse – Carrera), Edoardo Faresin (Zalf Euromobil Fior), Giacomo Garavaglia (Work Service – Vitalcare – Dynatek). A 124 km da meta em Termini Imerese, quem controlava a dianteira do pelotão era o líder da Astana Qazaqstan Team, Mark Cavendish, com os escapados a terem cerca de 4min de vantagem.
Na passagem pelo sprint intermédio em Gangi, Garavaglia bonificou 3s, González 2s e Belleta 1s. Após a passagem pelo sprint, na única contagem de montanha do dia, em Portella di Bafurco, o ciclista italiano e o panamense arrecadaram 5 e 3 pontos, respetivamente. Faresin conseguiu 2pts e Belleta 1pt.
Depois da subida e da longa descida que se sucedeu, o pelotão enfrentou mais de 30km em plano até à subida final em Termini Imerese, numa rampa com 5% de inclinação média. O colega de equipa de González, Mattia di Felice, teve uma queda no pelotão, mas logo conseguiu voltar ao grupo. Também Attilio Viviani (Team Corratec) teve um problema a meio do pelotão, após ter sofrido um furo.
A 21km da meta, a desvantagem do pelotão para a fuga decrescia para 1min. O ataque de Suter surgiu a 16km do fim, sem resposta dos companheiros de escapada. A 9km da subida final, o grupo onde vinha Suter foi alcançado pelo pelotão e só restava o suíço na frente, ainda com cerca de 1min de vantagem. A Team Corratec, a Human Powered Health e a EOLO – Kometa eram algumas das equipas que se dividiam na perseguição a Suter.
No km final, já na rampa de Termini Imerese, chegou a vez do vencedor da etapa anterior, Niccolò Bonifazio (Intermarché – Circus – Wanty) chegar-se à frente do pelotão. Suter parecia já não conseguir alcançar a vitória, por ter uma vantagem mínima de 10, mas geriu muito bem o seu esforço, e parecia impossível para o pelotão alcançá-lo. Nos metros da decisão, Damiano Caruso (Bahrain Victorious) ainda caiu, mas rapidamente se levantou para não perder tempo . Suter conseguiu sagrar-se vencedor da etapa, chegando com apenas 4s sobre Filippo Fiorelli e Elia Viviani, o suficiente para levantar os braços pela primeira vez com as cores da Tudor! Fiorelli havia atacado logo após a queda de Caruso para ser segundo, enquanto Viviani sprintou depois para ser terceiro, logo atrás do compatriota.
O único português em competição, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) chegou a Termini Imerese na 114ª posição, a 2:14 de Suter. O português está em 124º na geral a 7:39 do seu colega de equipa, Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates), que continua na liderança da geral e da juventude do Giro di Sicilia. Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa Cycling Team) é segundo a 6s, e lidera ainda a classificação por pontos, enquanto Michael Belleri (Biesse – Carrera) lidera na montanha. A UAE Team Emirates segue como a melhor equipa.
Results powered by FirstCycling.com