Senhor Vingegaard sagra-se o grande vencedor da Itzulia Basque Country com vitória na última etapa!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a última etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 137.8km com partida e chegada em Eibar, após um forte aceleração a 28km para a meta. O britânico James Knox (Soudal Quick-Step) saiu do grupo perseguidor a 3.6km do fim e foi segundo, a 47s. Ion Izagirre (Cofidis) foi o mais forte ao sprint no grupo perseguidor e foi terceiro, a 49s.
A última etapa da corrida Vasca começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 124km do fim, Jon Barrenetxea (Caja Rural – Seguros RGA) foi o primeiro a passar no topo da terceira categoria de Elkorrieta. Poucos kms depois, Ruben Guerreiro (Movistar Team), Attila Valter e Steven Kruijswijk (Jumbo – Visma), Emanuel Buchmann (BORA – hansgrohe), Esteban Chaves (EF Education – EasyPost), Rein Taaramae (Intermarché – Circus – Wanty), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Harm Vanhoucke (Team DSM), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Valentin Paret-Peintre (AG2R Citroen Team) e Edward Dunbar (Team Jayco – AlUla) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 109km do fim, na segunda contagem de montanha do dia, Kruijswijk foi o primeiro a passar no topo. 17km depois, na terceira, foi Rúben Guerreiro a passar na frente e a colocar-se em posição de poder assaltar ainda a camisola da montanha. A 71km do fim, o português atacou foi seguido por Chaves e Kruijswijk. 4km depois, na quarta contagem do dia, o português voltou a ser primeiro, após ter desfeito o grupo e ter garantido a sobrevivência da fuga por mais tempo, quando o pelotão comandado pela Bahrain Victorious já se aproximava. A 65km do fim, Valter juntou-se aos três da frente, após se ter aguentado em posição intermédia. 9km depois, Chaves foi buscar 3s de bonificação no primeiro sprint intermédio do dia.
A 49km do fim, Igor Arrieta (Equipo Kern Pharma), Mauro Schmid (Soudal Quick-Step) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) saltaram do pelotão e tentavam alcançar o grupo da frente. 3km depois, Valter estava com dificuldades em seguir o ritmo na frente da corrida e foi Chaves o primeiro a passar no topo da quinta contagem do dia em Trabakua. A 42km do fim, Schmid juntou-se aos três da frente e atacou de imediato, isolando-se na frente da corrida.

A 30km da meta, já na última grande dificuldade do dia, a subida a Izua, Vingegaard atacou e só Mas conseguiu seguir o espanhol. Chaves juntou-se a Schmid na frente da corrida. Vingegaard teve a ajuda de Valter e Kruijswijk durante uns metros, que descaíram da dianteira, mas quando Rúben Guerreiro foi alcançado, o dinamarquês atacou e Mas não teve resposta para o ciclista da Jumbo. Chaves e Schmid foram alcançados por Vingegaard que largou os dois muito facilmente graças ao forte ritmo que levava. Mas alcançou Chaves e Schmid e foi alcançado por Mikel Landa (Bahrain Victorious), Ion Izagirre, Sergio Higuita (BORA – hansgrohe) e Felix Gall (AG2R Citroen Team), que entretanto se juntavam a ritmo.
Poucos kms depois, David Gaudu (Groupama – FDJ), Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Simon Yates (Team Jayco – AlUla) e James Knox alcançaram o grupo de Landa e Mas. A 16km da meta, vários ciclistas tentaram sair do grupo perseguidor, mas nenhum deles teve sucesso. Vingegaard continuou com o seu ritmo e o dinamarquês conquistou assim a sua sétima vitória da temporada, aguentando tranquilamente uma vantagem que chegou a ser superior a 1min! James Knox atacou sem resposta no grupo perseguidor a 3.6km da meta, e o britânico conseguiu aguentar a aceleração final para ser segundo, a 47s. Izagirre foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi terceiro a 49s.
Rúben Guerreiro foi 17º na etapa a 2:45, depois de um dia passado em fuga para ajudar Enric Mas. Na geral, o português foi 23º a 7:07. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 36º a 4:03 na etapa e 33º a 14:06 na geral. Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) abandonou a corrida na última etapa.
Jonas Vingegaard é assim o grande vencedor da Itzulia Basque Country, batendo Mikel Landa por 1:12 e Ion Izagirre por 1:29. O dinamarquês também venceu a classificação por pontos. Brandon McNulty foi o melhor jovem e Jon Barrenetxea venceu a classificação da montanha. A Soudal Quick-Step foi a melhor equipa.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Jumbo – Visma