Sergio Higuita conquista a sua 1ª vitória da temporada na etapa 5 da Itzulia Basque Country!

O colombiano Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) venceu a quintaetapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 164.5km com partida e chegada em Amorebieta-Etxano, batendo ao sprint o italiano Andrea Bagioli (Soudal Quick-Step) e o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo). Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 9º no sprint final.

A quinta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Rémi Cavagna e Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) a formarem a fuga do dia. A 153km do fim, na primeira contagem do dia, Cavagna foi o primeiro a passar no topo. 34km depois, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida que tinha cerca de 2:00 de vantagem. A 112km do fim, o francês decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão.

A 110km do fim, na segunda contagem do dia, Cattaneo foi novamente o primeiro a passar no topo. 50km depois, na terceira contagem do dia, o italiano foi o primeiro a passar no alto. A 40km do fim, no primeiro sprint intermédio, Cattaneo foi buscar a pontuação máxima. Os dois da frente tinham cerca de 1:40 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. Poucos kms depois, Cavagna perdeu o contacto com a frente da corrida. A 24km do fim, na quarta contagem do dia, Cattaneo foi o primeiro a passar no alto. Ide Schelling (Bora-Hansgrohe) estava com dificuldades em seguir o ritmo do pelotão.

A 21km do fim, Cattaneo foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Romain Grégoire (Jumbo – Visma) foi buscar a bonificação máxima. Mattias Skjelmose Jensen foi buscar 2s de bonificação e Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) 1s. A 9km da meta, Enric Mas (Movistar Team) atacou e Vingegaard não deixou o espanhol ganhar um espaço importante. Logo a seguir, Felix Gall (AG2R Citroen Team) tentou isolar-se na frente da corrida, mas o austríaco não teve sucesso. Skjelmose Jensen impôs o seu ritmo e o líder da juventude conseguiu reentrar no grupo dos favoritos. Rúben Guerreiro (Movistar Team) sofreu mas conseguiu manter-se nesse grupo. Mauro Schmid e Matteo Sobrero estavam no grupo da frente.

A 8km da meta, Esteban Chaves tentou saltar do pelotão mas Vingegaard fechou novamente o espaço. Logo a seguir, na descida, Ion Izagirre (Cofidis) tentou surpreender com um ataque mas o espanhol não teve sucesso. Nos últimos kms, a Soudal Quick-Step comandava o grupo da frente. A 1.4km da meta, Attila Valter (Jumbo – Visma) tentou sair do pelotão mas não teve sucesso. No último km, Enric Mas fez um fantástico trabalho e levou Rúben Guerreiro para a frente do pelotão. Nos metros finais, Higuita lançou o sprint e ninguém teve capacidade para passar o colombiano que conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Bagioli foi segundo. Skjelmose Jensen não estava na melhor posição possível para o sprint final, mas fez um fantástico sprint e foi terceiro. Rúben Guerreiro já não estava com pernas para o sprint final e o português foi 9º.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 52º a 3:35 e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 93º a 12:33.

Vingegaard segue líder da classificação geral e da classificação por pontos. Skjelmose Jensen segue líder da juventude e Jon Barrenetxea (Caja Rural – Seguros RGA) segue líder da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock