Jonas Vingegaard aproveita erro de adversários para vencer etapa 3 da Itzulia Basque Country!
O dinamarquês Jonas Vinegaard (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 162.8km entre Errenteria e Amasa-Villabona, batendo os espanhóis Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Enric Mas (Jumbo – Visma) por 2s.
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Pierre Latour (TotalEnergies), Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) e Simon Geschke (Cofidis) a formarem a fuga do dia. A 126km do fim, Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) saltou do pelotão e juntou-se ao grupo da frente. 15km depois, Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team) e Thibault Guernalec (Team Arkéa-Samsic) saíram do pelotão e juntaram-se aos quatro da frente. A 106km do fim, na primeira contagem do dia, Latour foi o primeiro a passar no topo.
A 91km do fim, na segunda contagem do dia, Cavagna foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha cerca de 2:00 de vantagem sobre o pelotão. A 70km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, o Cavagna foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, o francês aumentou o ritmo na frente da corrida e só Latour e Zimmermann o conseguiam seguir. A 60km do fim, Latour foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. 12km depois, Latour perdeu o contacto com a frente da corrida. Logo a seguir, na quarta contagem do dia, Zimmermann foi o primeiro a passar no alto.
A 37km do fim, Cavagna tentou isolar-se na frente da corrida mas não teve sucesso. Logo a seguir, na quinta, Zimmermann foi o primeiro a passar no alto. A 25km da meta, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Poucos metros depois, Laurens Huys (Intermarché-Circus-Wanty) atacou e o belga foi seguido por Bauke Mollema (Trek – Segafredo) e Esteban Chaves (EF Education-EasyPost). Huys acabou por ser o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.
A 15km da meta, Chaves atacou e ficou isolado na frente da corrida. Huys e Mollema foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, Mikel Landa (Bahrain Victorious) tentou sair do pelotão mas não teve sucesso. A 9km da meta, Chaves tinha cerca de 13s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. Poucos metros depois, James Knox (Soudal Quick-Step) atacou e o britânico foi seguido por Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo).
A 6km da meta, Knox e Pedro Lopez juntaram-se a Chaves na frente da corrida. 1.8km depois, Chaves cedeu, mas o colombiano acabou por conseguir reentrar no grupo da frente devido à falta de cooperação. A 2.5km da meta, Nelson Oliveira (Movistar Team) comandava o pelotão. 1km depois, Knox atacou e ficou isolado na frente da corrida. Attila Valter (Jumbo – Visma) fez um fantástico trabalho na subida final e alcançou os três da frente a cerca de 600 metros do fim. Logo a seguir, Pedro Lopez atacou e ficou com uma pequena vantagem sobre o pelotão que cortou.
No início da rampa final, o espanhol foi alcançado. David Gaudu (Groupama-FDJ) acabou por fechar esse pequeno corte que aconteceu no pelotão. Logo a seguir, Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) ia a atacar e acabou por ser bloqueado por Pedro Lopez. Ambos ainda tocaram na bicicleta de Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) e os três acabaram por pôr um pé no chão. Este incidente obrigou alguns ciclistas a desviar-se e fez com que Vingegaard ficasse isolado na frente da corrida. O dinamarquês continuou com o seu ritmo e conquistou assim a sua quinta vitória da temporada. Landa estava ao lado de Gaudu quando ele fechou o pequeno corte e o espanhol acabou por fazer uma grande subida e acabou por ser 2 a 2s. Mas teve de desviar-se e não conseguiu seguir Vingegaard, mas ainda assim o espanhol fez uma boa subida e acabou por ser terceiro a 3s.
Ion Izagirre (Cofidis) e Gaudu estavam naquele pequeno grupo que reentrou, nos metros finais, e ambos fizeram uma excelente recuperação e foram 4º e 5º, respeticamente, ambos a 8s. Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) era um dos últimos ciclistas que reentrou, nos metros finais, e o dinamarquês acabou por fazer uma fantástica recuperação e terminou na 6º posição a 10s. Alex Aranburu (Movistar Team) tem se mostrado muito bem neste tipo de etapas e o espanhol foi 10º a 12s. Higuita foi 15º a 20s e Carapaz 18º a 22s.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi o melhor português e terminou em 16º a 20s. O português está em 13º, na geral, a 32s. Nelson Oliveira fez um excelente trabalho, nos últimos kms, e foi 47º a 2:26. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 69º a 8:10.
Vingegaard é o novo líder da classificação geral e o dinamarquês tem 5s de vantagem sobre Landa e 16s sobre Gaudu. Skjelmose Jensen é o novo líder da juventude. Alex Aranburu (Movistar Team) manteve a liderança da classificação por pontos e Jon Barrenetxea (Caja Rural – Seguros RGA) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Jumbo – Visma