Leangel Liñarez triunfa em Évora na consagração do compatriota Orluis Aular como vencedor da Volta ao Alentejo!
Os venezuelanos vieram para ficar, e ainda bem, conquistando mais uma Volta ao Alentejo! Leangel Liñarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) venceu a etapa final da corrida Alentejana, uma ligação de 154.9km entre Monforte e Évora, batendo ao sprint o seu compatriota e Campeão Venezuelano, Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), que assegurou a segunda vitória consecutiva na geral, nesta que foi a 40ª edição da corrida, enquanto o alemão Pirmin Eisenbarth (Bike Aid) completou o pódio da jornada.
A derradeira jornada da Volta ao Alentejo foi bastante rápida desde o seu início, e tudo porque a Eletro Hiper Europa estava com intenção de atacar a liderança de Aular! Várias foram as tentativas de fuga nos kms iniciais, com destaque para a de Francisco Moreira (ABTF Betão – Feirense) e Tiago Ferreira (JV Perfis – Windmob), que chegaram a ter 1:30 de vantagem sobre o pelotão. Insatisfeitos e com os olhos colocados no primeiro sprint intermédio, os espanhóis colocaram fim à iniciativa ao km 45.
A corrida teve porém um imprevisto, e os corredores acabaram por fazer um desvio, não passando pelo pórtico do sprint intermédio de Vilaçosa, que acabou por ser assim anulado. O ritmo alto impediu mais tentativas de surgirem e vingarem nos kms seguintes, e rapidamente se chegou a novo sprint em Redondo, ao km 75, com a formação espanhola a capitalizar e Alex Molenaar a passar na frente, enquanto Aular se defendeu em segundo e Adrian Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO) terceiro, na tentativa de defender também o segundo lugar da geral.
A 73km do fim acabou por se formar, finalmente, a fuga do dia, com Ángel Fuentes (Burgos – BH), João Silva (Kelly – Simoldes – UDO) e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), conseguindo ganhar cerca de 2min sobre o pelotão. A presença deste trio na frente foi também do interesse da Glassdrive – Q8 – Anicolor, já que assim assegurava a vitória na classificação da montanha por parte de Pedro Silva.
O pelotão manteve-se comandado pela Eletro Hiper Europa e pela Caja Rural – Seguros RGA, e a fuga acabou por ser alcançada a cerca de 20km do fim, garantindo a passagem na contagem de quarta categoria e no sprint intermédio de Arraiolos, sem que Molenaar pudesse tentar ganhar mais segundos para atacar Aular. Diogo Barbosa foi o homem que se destacou em ambos os momentos, vencendo as duas metas intermédias.
Os ataques e contra-ataques continuaram a surgir, com Clément Alleno (Burgos – BH) e Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling) a escaparem a 15km da meta e a ganharem cerca de 20s sobre o pelotão, perante outras várias tentativas frustradas que aconteceram. A dupla foi absorvida a apenas 2km do fim, num final bastante emocionante, e quem aproveitou para capitalizar no sprint em plena Praça de Giraldo foi Leangel Liñarez, que não se tendo exposto durante todo o dia conquistou um triunfo categórico, o seu segundo nesta edição da corrida! Aular acabou por fechar em segundo e confirmar a geral, enquanto Eisenbarth surpreendeu e foi terceiro. Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi o melhor português na quinta posição.
Com os resultados da última jornada, Aular confirmou a vitoria na geral, com 17s sobre Bustamante e Molenaar, que mantiveram os mesmos lugares na geral, e também na classificação por pontos. Pedro Silva venceu a montanha e Max Walker (Trinity Racing) foi o melhor jovem. A Eletro Hiper Europa venceu coletivamente.
Na geral, Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor português, na 10ª posição, a 1:18 de Aular.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events