Marlen Reusser vence Gent – Wevelgem com incrível solo de 41 km!
A suíça Marlen Reusser (Team SD Worx) venceu a Gent – Wevelgem, clássica que ligou Ieper a Wevelgem ao longo de 162.5km, após percorrer 41km a solo! No segundo grupo, o segundo e terceiro lugares apenas se confirmaram ao sprint. Megan Jastrab (Team DSM) alcançou o segundo lugar e Maike Van Der Duin (Canyon//SRAM Racing) chegou logo a seguir, confirmando a terceira posição. Ambas ficaram a 2:42 de Reusser, que ainda cometeu a proeza de se enganar no caminho já próxima do final.
A clássica belga ficou marcada por várias quedas e abandonos. Nos primeiros 2km da corrida, Pien Limpens (Parkhotel Valkenburg) saltou do pelotão para a primeira fuga do dia, enquanto a Cofidis controlava a frente do pelotão. Após 30km a solo, Pien foi alcançada pelo pelotão e este ficou novamente compacto. A 126km para a meta, uma queda levou ao abandono de Martina Alzini (Cofidis). Após esta queda, surgiram mais duas, que levaram ao abandono de mais duas ciclistas: Arianna Fidanza (Ceratizit – WNT Pro Cycling) e Nicole Frain (Parkhotel Valkenburg) e, ainda, diversas divisões no pelotão.
Malin Eriksen (Duolar – Chevalmeire) ainda tentou a fuga, mas logo foi apanhada pelo pelotão. A 93km da meta, a Canyon//SRAM Racing impunha o ritmo no pelotão, enquanto Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) e Fraziska Koch (Team DSM) envolviam-se numa nova queda.
Com 69 km pela frente, surgiu uma nova queda com Marta Bastianelli (UAE Team ADQ), Alison Jackson (EF Education – TIBCO – SVB) e Gabrielle Pilote Fortin (Cofidis ). A subida a Scherpenberg, a 65km do fim, ficou marcada por mais uma queda com Eleonora Camilla Gasparrini (UAE Team ADQ), Wilma Aintila (Lotto Dstny Ladies), Pfeiffer Georgi (Team DSM), Emilia Fahlin (FDJ – SUEZ), Victoire Berteau (Cofidis) e Lone Meertens (AG Insurance – Soudal Quick-Step), a últimas das quais abandonou.
Na passagem por Monteberg, a 55km do fim, 4 corredoras da Team DSM seguiam na frente do pelotão. Lucinda Brand (Trek – Segafredo) posicionou-se na frente do pelotão antes da subida ao Kemmelberg, onde surgiram os esperados ataques por parte de 3 ciclistas, que durante 2km tentaram a fuga. A 45km para a meta, o pelotão ficou dividido e continha apenas 55 corredoras. Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) era uma das corredoras que ficara no grupo mais atrasado. Os 45km ficavam marcados por mais uma queda com 7 ciclistas: Bastianelli e Chiara Consonni (UAE Team ADQ), Lucinda Brand, Pfeiffer Georgi, Wilma Aintila, Rachele Barbieri e Katia Ragusa (Liv Racing TeqFind).
Shirin Van Anrooij, colega de Brand, aproveitou e começou a controlar a frente do pelotão. O que não controlou foi o ataque por parte de Marlen Reusser da Team SD Worx, antes da subida ao Baneberg. A experiente contrarrelogista começou a ganhar um grande espaço para o pelotão, que parecia apático e sem reação. Grace Brown (FDJ – SUEZ) e Lotte Kopecky (Team SD Worx) atacaram na última passagem pelo Kemmelberg, mas não conseguiram provocar o corte desejado.
Com algum vento lateral, Shari Bossuyt (Canyon//SRAM Racing) chegou-se à frente do pelotão e formou um corte, acompanhada por van Anrooij, Christine Majerus (Team SD Worx), Eugenia Bujak (UAE Team ADQ), Anna Henderson (Jumbo – Visma), Elinor Barker (Uno-X Pro Cycling Team) e Pfeiffer Georgi a 12km do final da corrida. Marlen Reusser continuava isolada na frente e levava uma vantagem superior a 2:00 para este grupo perseguidor, com o pelotão a apenas 10s do segundo grupo.
No pelotão, Lorena Wiebes, Lotte Kopecky e Elena Cecchini (Team SD Worx), Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) e Balsamo voltaram a estar envolvidas numa nova queda a 11km da meta.
Daí até final, o maior destaque foi mesmo Reusser, que a 4,7 km da meta, se enganou no trajeto. Com uma grande vantagem em relação às adversárias, a suíça deu-se ao “luxo” de seguir de forma tranquila até à meta. Com uma grande vantagem já superior a 2:30, Marlen Reusser confirmou a sua primeira vitória esta época. A discussão pelo segundo posto deu-se com o grupo em marcação, já após ter recebido Megan Jastrab e Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco – AlUla) a 2.5km do fim. O pelotão acabou por alcançar as 9 ciclistas já dentro dos últimos 300m e o sprint lançou-se, com Jastrab a aguentar muito bem toda a concorrência para ser segunda, enquanto Maike van der Duin fechou o pódio com um belo sprint saída de trás.
Vitória de Marlen Reusser
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images