Nem um furo tirou a vitória a Kaden Groves na etapa 6 da Volta Catalunya!
O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu a sexta etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 174.5km entre Martorell e Molins de Rei, batendo ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis) e o neerlandês Ide Schelling (Bora-Hansgrohe).
A sexta etapa começou com Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Kevin Colleoni (Team Jayco-Alula), Andreas Kron (Lotto Dstny) e Torstein Traeen (Uno-X Pro Cycling Team) a ficarem isolados na frente da corrida. A 164km do fim, Colleoni perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. 14km depois, Dorian Godon (AG2R Citroen Team) e Callum Scotson (Team Jayco-Alula) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.
A 148km do fim, o grupo da frente foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 133km do fim, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Durante alguns kms, vários ataques aconteceram no pelotão mas nenhum deles conseguiu formar a fuga do dia. A 107km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Primoz Roglic (Jumbo – Visma) foi buscar 3s de bonificação e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) 2s.
A cerca de 97km do fim, Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team), Carlos Verona (Movistar Team), Fausto Masnada (Soudal Quick-Step), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) e Oscar Onley (Team DSM) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 7km depois, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) ficou envolvido numa queda e o colombiano foi obrigado a abandonar a corrida.
A 52km do fim, o grupo da frente tinha cerca de 45s de vantagem sobre o pelotão. 20km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Marc Soler (Jumbo – Visma) atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 27km do fim, Evenepoel atacou e Roglic foi o único que seguiu o belga. 6km depois, Soler foi alcançado pelos dois perseguidores. A 19km da meta, Soler perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela a Bahrain Victorious. João Almeida (UAE Team Emirates) estava no pelotão. Corbin Strong (Israel – Premier Tech) teve um problema mecânico e o neozelandês perdeu as suas chances de lutarem pela a etapa.
Roglic não estava a cooperar com Evenepoel; o belga foi obrigado a tirar pé e os dois foram alcançados a 9km da meta. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Evenepoel foi buscar 3s de bonificação, Roglic 2s e Soler 1s. Após o sprint intermédio, Soler tentou isolar-se na frente da corrida mas não teve sucesso. A 6.7km da meta, Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) tentou sair do pelotão mas não teve sucesso. Logo a seguir, Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA) tentou isolar-se na frente da corrida mas o espanhol não teve sucesso.
A 3.6km da meta, Groves furou e foi obrigado a trocar de bicicleta com um colega de equipa. Uns metros depois, o australiano reentrou no pelotão. A 1.4km da meta, Bruno Armirail (Groupama-FDJ) tentou surpreender com um ataque de longe mas o francês acabou por ser alcançado. Nos metros finais, Evenepoel lançou o sprint mas o belga foi rapidamente ultrapassado por Groves que tinha Coquard na sua roda. O australiano aguentou o forte sprint do francês, nos últimos metros, para conquistar a sua segunda vitória da temporada. Schelling foi mais forte que Maxim Van Gils (Lotto Dstny), nos últimos metros, e foi terceiro. Evenepoel foi quinto e Roglic nono.
João Almeida foi 18º com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 115º a 10:54.
Roglic segue líder da classificação geral, com 10s de vantagem sobre Evenepoel e 1:07 sobre João Almeida, da classificação por pontos e da classificação da montanha. Evenepoel é o líder da juventude. Verona foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com