Foguete Leangel Liñarez dá vitória na etapa 2 da Volta ao Alentejo à Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua!
O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) venceu ao sprint a segunda etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 170.8km que partiu de Castro Verde e chegou a Grandola, batendo o seu compatriota e Campeão Venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) e o colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), que completaram os lugares cimeiros do pódio.
Após uma primeira etapa corrida a alta velocidade (média acima dos 43km/h), esta segunda etapa teve um ritmo menos acelerado. A fuga foi rapidamente construída dentro dos 20km iniciais, e a média do dia rondou os 40km/h. O pelotão deu permissão para o quarteto composto por José Maria García (Electro Hiper Europa), André Ramalho (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Nuno Meireles (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e André Santos (Santa Maria da Feira / Segmento D’Época / Reol) ganhar uma vantagem de cerca de 6min.
Durante as várias metas intermédias do dia, Nuno Meireles venceu o sprint intermédio de Aljustrel, ao km 22.1, José Maria Garcia venceu o de Odemira ao km 77.4. Após este segundo sprint intermédio, André Santos descolou do grupo, e rapidamente chegamos às duas primeiras contagens de montanha do dia, duas quartas categorias ao km 80.7 e ao km 85.4. Depois disso, Nuno Meireles abdicou da fuga, e mantiveram-se apenas na frente André Ramalho e José Maria García.
Com a subida da serra de Grândola nos últimos 15km, o pelotão aumentou o ritmo sob o comando da Trinity Racing e o acumular de kms e algum vento lateral deitaram por terra qualquer aspiração à vitória da fuga. No sprint intermédio de Santiago do Cacém, ao km 133.9, Garcia voltou a passar na frente e no pelotão foi Aular a aproveitar para bonificar 1s. Na subida de terceira categoria à Serra de Grândola, Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) passou na frente e garantiu a subida ao pódio por mais um dia, já que André Ramalho não pontuou, com a fuga a ser anulada já em plena subida.
Ultrpassada a subida, o pelotão enfrentou o sprint na vila. Numa luta entre corredores da america latina, foi a equipa comandada por Gustavo Veloso que levou a melhor frente uma equipa do segundo escalão e vencedora da edição anterior. Lançado por João Matias, Liñarez foi um autêntico foguete a disparar para a vitória, com Aular a ser segundo, lançado por Iúri Leitão.. O líder, Luke Lamperti (Trinity Racing), manteve o comando da classificação geral, ao chegar confortável na 10ª posição.
Com este resultado, Lamperti segue na liderança da geral, com Cyril Barthe (Burgos – BH) a 3s e Liñarez a 4s, e também das classificações por pontos e da juventude. Rafael Reis continua na liderança da montanha e a Burgos – BH continua na frente no coletivo.
A terceira etapa, a mais longa da edição 2023, tem partida na terra das famosas Bifanas, Vendas Novas, e termina na internacional terra do mármore branco, Estremoz.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Matias Novo / Podium Events