Pfeiffer Georgi vence Brugge – De Panne em grande exibição da Team DSM!
A britânica Pfeiffer Georgi (Team DSM) venceu a sexta edição da Exterioo Classic Brugge – De Panne, num dia bastante atribulado com 163.1km a ligar Brugge a De Panne com bastantes quedas, batendo as favoritas Lorena Wiebes (Team SD Worx) e Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) com um ataque a 7km do final! A italiana acabou por vencer o sprint pela segunda posição, já a 1:10, com Wiebes a ser terceira.
A clássica belga começou sem muitos ataques no inicio, mas teve uma queda, quando já tinham sido percorridos 40km, que obrigou a neutralizar a corrida. Estiveram envolvidas várias ciclistas como as italianas Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) e Letizia Partenoster (Team Jayco – AlUla), e obrigou a última e a neerlandesa Ilse Grit (Proximus – Alphamotorhomes – Doltcini) a abandonar a corrida. Poucos kms depois voltou a haver outra queda entre oito ciclistas, que obrigou Minke Bakker (Duolar – Chevalmeire Cycling Team) a se retirar. Existiram mais algumas pequenas quedas, inicialmente com Thị Thật Nguyễn (Israel – Premier Tech Roland) a 68km do fim, depois Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM Racing) a 66km do fim e por fim uma nova queda a 65km do fim entre 4 ciclistas
Notava-se um pelotão muito nervoso, e com a chegada do vento surgiu uma aceleração, que fez com que a corrida esticasse e partisse em vários grupos, ficando algumas das favoritas à vitória na frente. Lorena Wiebes, Elisa Balsamo, Maike van der Duin e Shari Bossuyt (Canyon//SRAM Racing), Pfeiffer Georgi e Megan Jastrab (Team DSM), Julie De Wilde e Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck), Alice Barnes (Human Powered Health) e Amalie Dideriksen (Uno-X Pro Cycling Team) eram as integrantes deste grupo, que rolava a alta velocidade.
Com o grupo cada vez a ganhar mais tempo às perseguidoras, Chiara Consonni (UAE Team ADQ tentou ainda fazer a ponte, mas o infortúnio da tentativa estava ditado desde início. A corrida seguiu com a diferença a aumentar progressivamente, e já só no final é que tudo se decidiu. Com uma nova aceleração, o grupo começou a partir, mas uma queda também se sucedeu com De Wilde e Barnes a sofrerem uma queda feia que as deixou em muito mau estado.
Schweinberger e van der Duin acabaram por perder irremediavelmente o contacto, e o grupo na dianteira reduziu-se a 6 ciclistas. A Team DSM aproveitou a vantagem numérica e fez Megan Jastrab atacar a 7.5km do fim, levando a que todo o grupo respondesse e Georgi seguisse rodas na parte traseira. Com o abrandar na dianteira, Pfeiffer Georgi embalou a partir de trás e lançou um grande ataque a 7km do fim! Inicialmente, Balsamo tentou segui-la, mas a britânica ia embalada e todas as restantes à procura de explosão. Criou-se a diferença para decidir a vencedora, e com o grupo desconfiado Georgi conseguiu ganhar uma grande vantagem, para selar assim a sua merecida primeira vitória numa corrida WorldTour! O sprint pelo segundo lugar viu novamente Balsamo bater Wiebes nesta corrida.
A portuguesa Maria Martins (Fenix – Deceuninck) acabou em 14° lugar, a 4:14 da vencedora.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com