Ciccone bate Roglic e Evenepoel na etapa 2 da Catalunya! Almeida faz das suas e salva a etapa!
O italiano Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) venceu a segunda etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 166km entre 166km entre Mataró e Vallter, batendo ao sprint o esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e o belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). João Almeida (UAE Team Emirates) teve um problema mecânico a 9km da meta, mas ainda assim o português fez uma fantástica subida onde terminou em 6º a 11s dos três da frente.
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Ewen Costiou (Team Arkéa-Samsic), Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team), Julen Amezqueta (Caja Rural – Seguros RGA), Xabier Azparren (Euskaltel – Euskadi) e Simon Carr (EF Education-EasyPost) a formarem a fuga do dia. A 159km do fim, Francisco Galvan (Equipo Kern Pharma), Simone Petilli (Intermarché-Circus-Wanty) e Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-Alula) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.
A 154km do fim, na primeira contagem do dia, Petilli foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinham uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão. A 60km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Petilli foi buscar a pontuação máxima. 12km depois, na segunda contagem do dia, o italiano foi novamente o primeiro a passar no topo. A 23km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Carr foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos cinco ciclistas.
A 15km da meta, na entrada da subida final, o grupo da frente tinha cerca de 1:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. 3km depois, Costiou, Amezqueta, Pronskiy e Azparren perderam o contacto com a frente da corrida. A 11.6km da meta, Carr atacou e ficou isolado na frente da corrida com uma vantagem de 40s sobre o pelotão. Petilli ainda tentou seguir o britânico, mas o italiano já não tinha pernas.
A 9.5km da meta, a Bahrain Victorious aumentou o ritmo do pelotão. 500 metros depois, João Almeida (UAE Team Emirates) teve um problema na bicicleta e o português foi obrigado a trocar de bicicleta. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) esperou pelo português. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) já não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão. A 8km da meta, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) perdeu o contacto com o pelotão. 1.3km depois, Carr foi alcançado pelo pelotão.
A 6.4km do fim, Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) atacou e Sepp Kuss (Jumbo – Visma) foi o único que tentou seguir o colombiano, mas o americano não teve pernas. João Almeida vinha em recuperação e estava quase a reentrar no pelotão. Romain Bardet (Team DSM) perdeu o contacto com o pelotão. A 5.5km da meta, João Almeida reentrou no pelotão após uma excelente recuperação. Chaves tinha cerca de 18s de vantagem sobre o pelotão.
A 4.6km da meta, Kuss foi alcançado pelo pelotão. Chaves aumentou a sua vantagem sobre o pelotão para 30s. A 3km da meta, Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) aumentou o ritmo do pelotão. 700 metros depois, Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) perdeu o contacto com o pelotão. A 2.1km da meta, Mikel Landa (Bahrain Victorious) atacou e Remco Evenepoel fechou o espaço. 800 metros depois, Evenepoel atacou e o belga foi seguido por Giulio Ciccone e Primoz Roglic. Landa conseguiu alcançar o grupo de Roglic e Evenepoel. João Almeida impôs o seu ritmo.
A 600 metros da meta, Chaves foi alcançado por Evenepoel, Roglic, Ciccone e Landa. Poucos metros depois, Adam Yates (UAE Team Emirates) e Almeida reentraram no grupo da frente. A 400 metros da meta, Evenepoel atacou e o belga foi seguido por Roglic e Ciccone. Os três seguiram juntos e no sprint final, o italiano acabou por ser o mais forte e Ciccone conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Almeida chegou Landa e Yates a 11s e o português mostrou que tinha capacidade para lutar pela etapa se não tivesse tido o problema mecânico a 9km da meta.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 148º a 18:03.
Roglic manteve a liderança da classificação geral e o esloveno tem 6s de vantagem sobre Evenepoel e Ciccone. João Almeida é quinto a 27s. Evenepoel manteve a liderança da juventude e Roglic manteve a liderança da classificação por pontos. Ciccone é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com