Demolidor Pogacar vence etapa 7 e é mais líder do Paris-Nice!
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a sétima etapa do Paris-Nice, uma ligação de 142.8km entre Nice e Col de la Couillole, batendo o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) por 2s e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) por 6s.
A sétima etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 127km do fim, Javier Romo (Astana Qazaqstan Team) e Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 4km depois, Nils Pollit (Bora-Hansgrohe) saltou do pelotão e juntou-se aos dois da frente. A 116km do fim, Arnaud Demare (Groupama-FDJ), Hugo Houle (Israel-Premier Tech), Soren Kragh Andersen (Alpecin-Deceuninck), Florian Sénéchal (Soudal Quick-Step), Dorion Godon e Larry Warbasse (AG2R Citroen Team), Kelland O’Brien (Team Jayco-Alula), Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) e Brent Van Moer e Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) atacaram e alcançaram o grupo da frente.
A 109km do fim, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Michael Matthews (Team Jayco-Alula) tentaram juntar-se ao grupo da frente mas não tiveram sucesso. 9km depois, Lucas Hamilton (Team Jayco-Alula), Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), Harry Sweeny (Lotto Dstny), Jérémy Cabot (TotalEnergies), Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty) e David De la Cruz (Astana Qazaqstan Team) saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. A 91km do fim, na primeira contagem do dia, Eenkhoorn foi o primeiro a passar no alto.
A 68km do fim, Tarling sofreu uma queda e o britânico foi obrigado a abandonar a corrida. 25km depois, no único sprint intermédio do dia, De La Cruz foi buscar a pontuação máxima. Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic) ficou envolvido numa queda e o francês demorou cerca de 15kms a reentrar. A 25km do fim, Romo, Goossens, Pollit, Cabot e Eenkhoorn atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 4km depois, Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) ficou envolvido numa queda e o dinamarquês foi obrigado a abandonar a prova.
A 16km da meta, Goossens atacou e Romo foi o único que conseguiu seguir o belga. 4km depois, Daniel Martinez (Astana Qazaqstan Team perdeu o contacto com o pelotão que estava a 40s dos dois da frente. Tobias Foss (Jumbo-Visma) estava a impor um forte ritmo no pelotão que estava cada vez mais pequeno. A 10km da meta, Goossens ficou isolado na frente da corrida. 1km depois, o belga foi alcançado pelo pelotão.

A 6km da meta, Chris Harper (Team Jayco-Alula) atacou e ficou isolado na frente da corrida. Uns metros depois, Foss abriu e Vingegaard aumentou o ritmo do grupo dos favoritos. Harper foi alcançado. A 5.5km da meta, Pogacar atacou e o esloveno ficou isolado na frente da corrida. Vingegaard, Gaudu, Romain Bardet (Team DSM) e Matteo Jorgenson (Movistar Team) tentavam alcançar o esloveno. Aurélien Paret-Peintre ficou envolvido numa queda.
A 4.6km da meta, Bardet e Jorgenson não tinham capacidade para seguir Vingegaard e Gaudu. 600 metros depois, os dois perseguidores alcançaram Pogacar. O trio da frente tinha cerca de 20s de vantagem sobre Gino Mader (Bahrain Victorious), Simon Yates (Team Jayco-Alula), Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Bardet e Jorgenson. Logo a seguir, Gaudu atacou e Pogacar seguiu o francês e Vingegaard também conseguiu resistir ao ataque do francês.
A 2.4km da meta, Gaudu atacou e Pogacar foi o único que o seguiu. Vingegaard impôs o seu ritmo e mantinha os dois da frente à vista. A 800 metros da meta, Vingegaard reentrou na luta pela etapa. 600 metros depois, Vingegaard lançou o sprint mas o dinamarquês foi rapidamente ultrapassado por Pogacar e Gaudu. O francês ainda tentou seguir o esloveno mas não tinha capacidade e Pogacar conquistou assim a sua sétima vitória da temporada. Gaudu foi segundo a 2s e Vingegaard terceiro a 6s. Powless surpreendeu e fez uma excelente subida onde terminou na 5ª posição a 24s. Jorgenson fez mais uma boa etapa e o americano foi 9º a 38s.
Rui Oliveira foi 95º a 28:53.
Tadej Pogacar tem agora 12s de vantagem sobre David Gaudu e 58s sobre Jonas Vingegaard na classificação geral. O esloveno também é o líder da classificação por pontos e da juventude. Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) manteve a liderança da classificação da montanha. Kobe Goossens foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com