Besouro Esloveno vence etapa 5 e sobe à liderança do Tirreno-Adriatico!
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu a quinta etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 165.6km entre Morro d’Oro a Sarnano Sassotetto, batendo ao sprint o italiano Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) e o britânico Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers). O português João Almeida foi 8º com o mesmo tempo do vencedor.
Antes da etapa começar, os organizadores do Tirreno-Adriatico decidiram retirar 2.5km da subida final do percurso da etapa porque o forte vento fazia com que o final não fosse seguro para os ciclistas. A 154km do fim, Zdenek Stybar (Team Jayco-Alula), Quinn Simmons (Trek – Segafredo), Anthony Perez (Cofidis), Erik Fetter (EOLO-Kometa Cycling Team), Florian Stork (Team DSM) e Simon Gugliemi (Team Arkéa-Samsic) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Davide Ballerini (Soudal Quick-Step) saltou do pelotão e juntou-se ao grupo da frente.
A 127km do fim, Simmons decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão que estavam a 2:22 da frente da corrida. 64km depois, no único sprint intermédio do dia, Stybar foi buscar a pontuação máxima. A 41km do fim, Stybar perdeu o contacto com a frente da corrida. 1km depois, na primeira contagem do dia, Stork foi o primeiro a passar no topo. Gugliemi, Stork, Perez e Ballerini tinham 37s de vantagem sobre o pelotão. A 30km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers.
A 22km do fim, a Movistar Team aumentou o ritmo do pelotão. Wout Van Aert (Jumbo-Visma) perdeu o contacto com o pelotão. 2km depois, na segunda contagem do dia, Alessandro Santaromita (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) foi o primeiro a passar no topo. A 12.5km do fim, o português Nelson Oliveira (Movistar Team ) impunha um forte ritmo na frente do pelotão. O português era quem comandava o pelotão na entrada da subida final. João Almeida estava bem colocado na roda de Adam Yates (UAE Team Emirates).
A 7km da meta, a Bora-Hansgrohe comandava o pelotão. 1km depois, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo do pelotão com Davide Formolo e George Bennett. A 4.5km da meta, Damiano Caruso (Bahrain Victorious) atacou e o italiano ficou isolado na frente da corrida. Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) era quem comandava o pelotão. 800 metros depois, Adam Yates tentou sair do pelotão mas o britânico não teve sucesso.
A 2.7km da meta, João Almeida acelerou na frente do pelotão. 300 metros depois, Hindley voltou a aumentar o ritmo na frente do pelotão. Caruso tinha 20s de vantagem sobre o pelotão. A 2km da meta, Sean Quinn (EF Education-EasyPost) aumentou o ritmo na frente do pelotão. 600 metros depois, Ciccone atacou e o italiano partiu o pelotão. Logo a seguir, Enric Mas (Movistar Team) acelerou; o espanhol foi seguido por Mikel Landa (Bahrain Victorious), Ciccone e Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) e os quatro alcançaram Caruso. João Almeida impôs o seu ritmo e o português conseguiu alcançar o grupo de Roglic. Uns metros depois, o grupo de Roglic e João Almeida alcançou os cinco da frente.
Nos metros finais, Wilco Kelderman (Jumbo-Visma) passou para a frente do grupo com o objetivo de lançar Roglic para o sprint final. João Almeida subiu no grupo para tentar ficar bem colocado para o sprint final. Tao Hart lançou o sprint mas o britânico foi rapidamente ultrapassado por Ciccone e Roglic. O italiano tentou passar o esloveno mas não conseguiu e Roglic conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. João Almeida foi o melhor UAE, na etapa, e terminou em 8º com o mesmo tempo do vencedor.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 52º a 5:50.
Primoz Roglic é assim o novo líder da classificação geral e o esloveno tem 4s de vantagem sobre Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e 12s sobre João Almeida. O esloveno também é o líder da classificação por pontos e da classificação da montanha. Almeida manteve a liderança da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Tirreno-Adriatico