Jakobsen vence a primeira batalha frente a Philipsen no Tirreno Adriático!
O Campeão da Europa Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) venceu a segunda etapa do Tirreno Adriático, uma ligação de 209km entre Camaiore e Follonica, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e o colombiano Fernando Gaviria (Movistar), num apertado final com um emocionante sprint entre os grandes nomes da especialidade!
A primeira etapa em linha do Tirreno Adriático arrancou esta manhã de Camaiore, cidade que recebe tradicionalmente o início da corrida dos dois mares. A fuga do dia formou-se nos kms iniciais com os italianos Mirco Maestri e Davide Bais (EOLO – Kometa Cycling Team), Stefano Gandin e Alessandro Iachi (Team Corratec), e também com o suíço Roland Thalmann (Tudor Pro Cycling Team).
O pelotão permitiu o quinteto ganhar cerca de 4min de vantagem, mas com o vento cruzado a aparecer, o ritmo aumentou também no pelotão e a diferença rapidamente chegou ao 1:30. Com o aparecimento da primeira e única subida do dia, a vantagem voltou a crescer para os 2min, e a luta entre a Corratec e a Eolo pela camisola da montanha foi bastante renhida, com Gandin a levar a melhor sobre Bais e a conquistar a primeira camisola da montanha.
Daí até final, a corrida não teve grande história. Os fugitivos foram alcançados a 20km do fim, e as equipas com intenções ao sprint começaram a aparecer. Wout van Aert (Jumbo – Visma) surgiu também na frente do pelotão para colocar Primoz Roglic (Jumbo – Visma), e cedo se percebeu que não estaria na disputa. O sprint preparava-se com um lançamento dividido entre Soudal Quick-Step e Alpecin – Deceuninck, mas foi Gaviria o primeiro a arrancar. O colombiano ganhou metros que apenas Philipsen conseguiu fechar, mas na sua roda estava Jakobsen, que aproveitou o desgaste do belga e num apertado photofinish conquistou a vitória.
Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) chegou integrado no pelotão e segue na liderança da geral com 28s sobre Lennard Kamna (BORA – hansgrohe), e também dos pontos, empatado com Jakobsen. Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) continua como o melhor jovem, enquanto Gandin é o líder da montanha. A Ineos permanece como a melhor equipa.
João Almeida (UAE Team Emirates) foi 68º, integrado no pelotão, e é agora 6º na geral, a 41s de Ganna. Nelson Oliveira (Movistar) foi 50º e subiu à 12ª posição da geral.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com