Top Ganna surge em dia de chuva e vence o contrarrelógio do Tirreno Adriático!
O Campeão Italiano de contrarrelógio, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) venceu a etapa inaugural do Tirreno Adriático, um contrarrelógio individual de 11.5km com partida e chegada em Lido di Camaiore, com um grande registo de 12:28! Ganna bateu o Campeão Alemão de contrarrelógio, Lennard Kamna (BORA – hansgrohe), por 28s, e o americano Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) por 31s, e é assim o primeiro líder da corrida.
Em dia de contrarrelógio na corrida italiana, foi a chuva a aparecer durante grande parte do dia e a afetar os registos de nomes importantes. Cedo se percebeu que Wout van Aert (Jumbo – Visma) havia sido cauteloso, terminando em 13:42, um registo que o ia colocar longe do top10 final. Bruno Armirail (Groupama – FDJ) marcou o primeiro tempo de referência em 13:25, e esteve mais de uma hora na liderança, até chegar Magnus Sheffield em 12:59, o primeiro registo abaixo dos 13min.
Depois do americano, vários foram os tempos que surgiram em grandes registos, com a surpresa do dia a ser Jai Hindley (BORA – hansgrohe), com 13:19, a colocar-se na segunda posição virtual, que lhe deu o 16º registo final. Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) fez também um grande tempo, em 13:20, mas seria Nelson Oliveira (Movistar) a brilhar, chegando pouco depois em 13:17, o mesmo registo de Primoz Roglic (Jumbo – Visma). Pouco após o português, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) colocou-se em segundo, com 13:02, e Michael Hepburn (Team Jayco – AlUla) fez o mesmo, mas com 13:01.
Com a estrada já mais seca, e com alguns raios de sol a aparecerem para os últimos 50 ciclistas, foi Lennard Kamna (BORA – hansgrohe) a bater o americano, que esteve quase 1h na cadeira quente, cumprindo o percurso em 12:56. Com a última ronda a arrancar, os olhos caíram para Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck), que acabou em 13:18, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) em 13:16, mas também em João Almeida (UAE Team Emirates), que voltou aos grandes registos contra o cronómetro, em 13:09, que lhe deu a sétima posição final. Depois dele, apenas e só Filippo Ganna voltou a mexer nos primeiros lugares, mas o Campeão Italiano voou, no seu modo “Top Ganna”, e em 12:28 confirmou a já esperada vitória na etapa!
Entre os candidatos com prestações menos conseguidas para o dia, surgem Mikel Landa (Bahrain Victorious), 50º, a 1:15, e Adam Yates (UAE Team Emirates), 54º a 1:18. Van Aert foi 45º, a 1:14.
Com João Almeida a ter o 7º registo, a 41s, Nelson Oliveira concluiu em 14º, a 49s.
Ganna é assim o primeiro líder da geral e dos pontos, Sheffield o melhor jovem, e a INEOS Grenadiers lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com