Soudal Quick-Step vence contrarrelógio coletivo muito renhido! Lucas Plapp é o novo líder!
A Soudal Quick-Step, liderada pelo campeão do mundo de estrada, Remco Evenepoel, venceu o contrarrelógio coletivo da segunda etapa do UAE Tour, ao cumprir os 17.3km de prova em 18:17, batendo a EF Education – EasyPost por apenas 1s e a INEOS Grenadiers por 3s, deixando o australiano Luke Plapp em posição de assumir a liderança da prova, com o mesmo tempo de Evenepoel.
A correr em casa, a UAE Team Emirates foi a primeira a partir para o contrarrelógio coletivo, e depois de uma exibição aquém das expectativas na primeira etapa, voltou a ficar atrás do esperado, completando o percurso em 18:33. As seguintes equipas, Groupama – FDJ, Israel – Premier Tech, AG2R Citroen Team, Alpecin – Deceuninck e Tudor Pro Cycling Team, foram chegando à meta com piores registros que a UAE, mas tal já era de esperar, dado os seus alinhamentos.
A EF Education – EasyPost apareceu a voar, e estabeleceu o registo de 7:13 no ponto intermédio, colocando todas as equipas em alerta. O tempo de 18:18 na meta passou a ser depois uma referência a bater. Chegaram Movistar, DSM, Jayco – AlUla, BORA – hansgrohe, Jumbo – Visma e o tempo da equipa americano não foi batido. A INEOS Grenadiers foi a primeira equipa que se esperava poder vencer a chegar, mas estavam já a perder 7s no ponto intermédio. A equipa britânica cruzou a meta com 18:20, mostrando que era possível retirar tempo à EF, mas a perda da primeira parte havia sido já demasiada.
Lotto Dsnty e Astana Qazaqstan não foram capazes de estabelecer um novo melhor tempo, como era esperado, e os olhos ficaram todos para duas equipas também favoritas, a Bahrain Victorious e a Soudal Quick-Step. A Bahrain batalhou da melhor forma que conseguiu, mas chegou a 3s da EF, num final de prova muito emocionante. A Soudal Quick-Step era a única que podia bater a formação americana, e quando o líder da geral, Tim Merlier, abriu para o lado a 1km do fim, muitos se questionaram se tal seria possível. Acabou por ser, por apenas 1s, com Remco Evenepoel a ser o primeiro a cruzar a linha de meta, com o tempo de 18:17 a dar a vitória, numa média de 56.773km/h.

Na classificação geral, Plapp e Evenepoel estão agora empatados com o mesmo tempo, mas o australiano veste a camisola vermelha de líder da corrida graças à sua melhor colocação na etapa de abertura. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) é agora quarto da geral, a apenas 4s. O austaliano lidera também a juventude e os sprints intermédios, enquanto Tim Merlier comanda por pontos. A Soudal Quick-Step é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com