Magnus Cort vence no Alto da Fóia e é o novo líder da Volta ao Algarve!
O dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost) venceu a segunda etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 186.3km entre Sagres e o Alto da Fóia, batendo ao sprint o belga Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty). O belga ainda festejou a vitória, mas Cort foi claramente o primeiro a cruzar a linha da meta.
Antes da etapa começar, soube-se que Barry Miller (ABTF Betão – Feirense), Frederico Figueiredo (Glassdrive Q8 Anicolor), André Ramalho (Credibom / LA Aluminios / Marcos Car), Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team), Yesid Pira (Caja Rural – Seguros RGA) e Marc Hirschi (UAE Team Emirates) não iriam partir na etapa de hoje devido à queda que aconteceu nos últimos kms da primeira etapa. A primeira etapa também não começou da melhor forma, nos primeiros kms, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Luís Mendonça (Glassdrive Q8 Anicolor) e Jonas Hvideberg (Team DSM). Os dois acabaram por abandonar a prova.
A 171km do fim, Matthew Gibson (Human Powered Health), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), António Ferreira (Kelly Simoldes UDO) e Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 105km do fim, na primeira contagem do dia, Rafael Lourenço foi o primeiro a passar no topo. A fuga tinha cerca de 3:00 de vantagem sobre o pelotão. 37km depois, na segunda contagem do dia, Rafael Lourenço voltou a ser o mais forte e foi o primeiro a passar no alto. A 61km do fim, no único sprint intermédio do dia, João Matias foi o mais forte.
A 40km do fim, o grupo da frente tinha 1:30 de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, Gaspar Gonçalves atacou e Contte e Gibson foram os únicos que não conseguiram seguir o português. A 28km do fim, o grupo da frente perdeu o contacto com o pelotão. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) teve um problema mecânico mas o neerlandês conseguiu reentrar no pelotão depois da ajuda do seu colega de equipa Michal Kwiatkowski.
Na penúltima subida do dia, a Picota, a Ineos Grenadiers comandava o pelotão. No final da subida, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) passou para a frente do grupo e aumentou o ritmo. O dinamarquês foi o primeiro a passar no topo da Picota. Asgreen continuou com o forte ritmo mas o dinamarquês abriu no início do Alto da Fóia. Kwiatkowski passou para o comando do pelotão. A 3.5km da meta, o polaco abriu e Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) aumentou ligeiramente o ritmo do grupo.
No início do último km, Frederik Wandahl (Bora – Hansgrohe) posicionou Jai Hindley (Bora – Hansgrohe). Uns metros depois, Oscar Onley (Team DSM) aumentou o ritmo do grupo. Nos metros finais, Van Wilder lançou o sprint com Rui Costa na sua roda. Van Wilder parecia que ia para a vitória, mas nos últimos metros, Cort fez um grande sprint e passou o belga em cima do risco de meta para conquistar a sua primeira vitória da temporada. Rui Costa foi terceiro. Valentin Madouas (Groupama-FDJ) e Jai Hindley foram 4º e 5º, respetivamente, e os dois chegaram com o mesmo tempo dos dois da frente.
Um pequeno grupo de treze ciclistas chegou cortado a 2s. Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty) foi o primeiro a cruzar a linha de meta desse grupo, o belga mostrou mais uma vez a sua enorme evolução e poderá ser um excelente gregário para Rui Costa no Malhão. João Almeida (UAE Team Emirates) chegou nesse grupo e terminou na 14ª posição.
Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foi 20ª a 7s e o italiano conseguiu minimizar as perdas. Stefan Kung (Groupama-FDJ) e Arensman também conseguiram minimizar as perdas, ambos chegaram a 12s. Adrian Bustamante (Kelly Simoldes UDO) e Joaquim Silva (Efapel Cycling) foram os melhores ciclistas de equipas portuguesas e ambos chegaram a 30s de Cort. Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) foi o maior derrotado do dia e o jovem norueguês foi apenas 38º a 3:47.
Cort é o novo líder da classificação geral. Rui Costa é terceiro na geral a 6s e João Almeida nono a 12s. Wandahl é o novo líder da juventude. Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) manteve a liderança da classificação por pontos e Antonio Ferreira manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: EF Pro Cycling – Twitter