Diego Ulissi vence etapa 4 do Tour of Oman! Matteo Jorgenson segue líder!

O italiano Diego Ulissi, da UAE-Team Emirates, venceu a quarta etapa do Tour of Oman, batendo o francês Axel Zingle (Cofidis) e o neerlandês Ide Schelling (BORA – hansgrohe) na chegada a Yitti Hills, após 204.9km com partida em Izki. Matteo Jorgenson (Movistar) permanece na liderança geral antes da etapa final, com a chegada ao alto de Jabal Al Akhdhar.

A etapa teve um começo muito rápido, e nem o facto desta etapa ser a mais extensa da prova, impediu o pelotão de cumprir as primeiras duas horas a mais de 47km/h! No primeiro sprint intermédio em Al Jarda, Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team) atacou sozinho para conquistar os pontos e a bonificação, para poder ascender à liderança da classificação dos sprints intermédios. O noruguês acabou por ter a companhia de Yevgeniy Fedorov (Astana Qazaqstan Team), Youcef Reguigui (Terengganu Polygon Cycling Team) e Urko Berrade (Equipo Kern Pharma), quee juntos formaram a fuga do dia.

Tour of Oman 2023 – 4th stage Izki – Yitti Hills 205 km – 14/02/2023 – Yevgeniy Fedorov (KAZ – Astana Qazaqstan Team) – Fredrik Dversnes (NOR – Uno-X Pro Cycling Team)b- Urko Berrade (ESP – Equipo Kern Pharma) – Youcef Reguigui (Terengganu Polygon Cycling) – photo Ivan Benedetto/SprintCyclingAgency©2023

O pelotão, controlado pela equipa do líder, a Movistar, e ainda as duas francesas Cofidis e Arkea – Samsic, não tinha confiança em dar uma grande margem ao grupo e apenas concedeu um tempo máximo de quatro minutos ao quarteto fugitivo. À medida que os kms iam sendo cumpridos, entrou também a Lotto Dstny na frente do pelotão, com um super Thomas De Gendt a colocar o fim de aventura ao quarteto, a 12km da meta.

A partir daqui, uma série de movimentos ofensivos marcaram a corrida. Primeiro Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) lançou um ataque brusco na curta e acentuada subida de Al Jissah, trazendo Maxim Van Gil (Lotto Dstnty), Mauri Vansevenant (Soudal – Quick-Step) e o líder da corrida Matteo Jorgenson, na sua roda. Sem coordenação para manter a curta distância de vantagem, e apesar do pelotão estar já bastante partido, o grupo foi absorvido por um mini pelotão de cerca 40 unidades.

Na descida que se seguiu, Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) tentou a sua sorte. O alemão chegou a ganhar cerca de 15s de vantagem, com a AG2R a liderar o pelotão e a tentar alcançá-lo quando a pendente começou a aumentar e o plano deixou de existir. Infelizmente para o corredor alemão, a 2km da meta, acabou por ser alcançado. Nessa altura apareceu um ataque de Ivan Cobo (Equipo Kern Pharma) que tentou também a sua sorte. O espanhol andou praticamente 1km a solo, sem que ninguém desse uma resposta efectiva, mas a falta de pernas, aliada de um grupo interessado em disputar a chegada ao sprint, marcou o destino de Cobo. A Cofidis assumiu as rédeas do grupo, mas Ulissi apareceu com um grande sprint, arrancando de forma perfeita para cruzar a meta em primeiro lugar e conquistar a primeira vitória de 2023.

Nas contas pela geral, Jorgenson segue no comando, agora com 5s de vantagem sobre Ulissi, que é o novo líder da classificação por pontos. O americano é também o melhor jovem, enquanto Dversnes lidera nos sprints intermédios e a Bora – Hansgrohe é a melhor equipa.

O Sprint Final

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: A.S.O. / Oman Cycling Association / Thomas Maheux

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock