Espetáculo de Elisa Longo Borghini e Gaia Realini na Etapa Rainha do UAE Tour!
A italiana Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) venceu a terceira etapa do UAE Tour uma ligação de 107.3km entre Hazza Bin Zayed Stadium e Jebel Hafeet, após cruzar a meta lado a lado com a sua compatriota e colega de equipa Gaia Realini (Trek – Segafredo). Silvia Persico (UAE Team ADQ) foi terceira a 1:11.
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Iris Monticolo (Top Girls Fassa Bortolo) e Lara Crestanello (BePink) a formarem a fuga do dia. A 83km do fim, as duas da frente tiham 50s de vantagem sobre o pelotão. 6km depois, no primeiro sprint intermédio, Monticolo foi a mais forte. A 57km do fim, numa zona técnica, a Team DSM acelerou e Marta Cavalli (FDJ-Suez) ficou cortada. A FDJ desceu toda para tentar trazer a sua líder de volta para o pelotão.
A 35km do fim, mais um corte aconteceu no pelotão e alemã Liane Lippert (Movistar Team) ficou cortada. 13km depois, o pelotão tinha 38s de vantagem sobre o grupo de Lippert e 2:08 sobre o grupo de Cavalli. A 14km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Consonni foi a mais forte e foi buscar a pontuação máxima.
No início da subida final, Kristen Faulkner (Team Jayco-Alula) impôs o seu ritmo na frente do pelotão. A 8km da meta, Realini aumentou o ritmo do grupo e Borghini, Persico, Mikayla Harvey (UAE Team ADQ), Esmee Peperkamp (Team DSM), Anna Shackley (Team SD Worx) e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) foram as únicas que conseguiram seguir o ritmo da italiana. Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) não conseguir seguir o forte ritmo e teve de impor o seu ritmo. A 6.5km da meta, Harvey, Persico e Paladin perderam o contacto com a frente da corrida. 500 metros depois, Shackley também cedeu na frente da corrida.
A 5km da meta, Peperkamp cedeu e as duas italianas ficaram isoladas na frente da corrida. 2.5km depois, Peperkamp foi alcançada por Persico, Harvey e Shackley. Poucos metros, Eider Merino (Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi) alcançou o grupo de Persico, a espanhol começou a subida com Lippert e conseguiu recuperar e juntar-se à luta pelo terceiro lugar.
As duas italianas continuaram com um forte ritmo. Borghini queria dar a vitória a Realini mas a equipa acabou por decidir que Borghini tinha de ganhar a etapa. As duas cruzaram a meta lado a lado e Borghini conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Realini mostrou mais uma vez o seu potencial ao conseguir partir o pelotão na sua primeira corrida por etapas pela Trek. Persico bateu ao sprint Peperkamp e foi terceira a 1:11. Harvey fez uma grande etapa ao serviço de Persico, a neozelandesa foi quinta a 1:16 e parece querer voltar à forma que teve em 2020. Merino fez uma grande subida final e a espanhola acabou na sexta posição. Lippert também fez uma boa subida final e alemã foi 13ª a 2:23.
Borghini é a nova líder da classificação geral e Realini é a nova líder da juventude. Lorena Wiebes (Team SD Worx) manteve a liderança da classificação por pontos e Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon // SRAM Racing) manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Trek – Segafredo