Dispara o cowboy! Ruben Guerreiro vence etapa 4 e é o novo líder do Saudi Tour!
O português Ruben Guerreiro (Movistar) venceu a etapa 4 do Saudi Tour, a jornada rainha da competição, batendo ao sprint o italiano Davide Formolo (UAE Team Emirates) e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), após 163.4km entre Maraya e Harrat Uwayrid! O português é agora o novo líder da geral, com 8s sobre Formolo e 9s sobre Buitrago.
Na terceira etapa do Saudi Tour, os corredores já se depararam com um final duro, mas o dia de hoje era reservado aos trepadores. Apesar de apenas uma subida constar no menu, ela contava com 2.9km a 12% (!) de pendente média, com o topo a pouco mais de 8km para o fim.
Na jornada rainha da competição, a fuga do dia encontrou-se cedo com Felix Engelhardt (Team Jayco – AlUla), Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Antonio Barac (Team Corratec) e Muhamad Nur Aiman Mohd Zariff (Terengganu Polygon). O quarteto trabalhou bem, e construiu uma vantagem sólida de vários minutos, mas a corrida foi sempre controlada pelo pelotão, com a Bahrain Victorious no comando.
A 12km do fim, a fuga foi alcançada, já com a subida final à vista, e as principais equipas com intenções à geral na frente. A subida rebentou rapidamente com a Movistar a trabalhar muito bem com Gregor Muhlberger e William Barta para Guerreiro. Naturalmente, Guerreiro, Formolo, Buitrago e ainda Felix Grossschartner (UAE Team Emirates) distanciaram-se dos restantes. Formolo acelerou por diversas vezes, mas Buitrago e Guerreiro nunca lhe deixaram grande margem, enquanto Grossschartner descolou. O português passou na frente na contagem, e garantiu também mais 3s de bonificação.
Nos 8km planos até à meta, o trio da frente não colaborou da melhor forma, e o austríaco conseguiu reentrar. Apesar da superioridade numérica, a UAE não queria levar a corrida para um sprint a três, e os grupos em perseguição iam-se aproximando. Os kms, porém, eram já poucos, o que levou a que o sprint se desse mesmo entre os três. Grosschartner e Buitrago ainda atacaram perto do fim, mas Guerreiro fechou as duas movimentações e foi o mais forte no sprint final, para conquistar a primeira vitória com as cores da Movistar!
Com o triunfo, o português é então o novo líder da geral, com Buitrago a ser o melhor jovem. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) lidera por pontos, Marcus Sander Hansen (Uno-X Pro Cycling Team) nos sprints intermédios, e a Movistar é a melhor equipa.
A chegada
Classificações
Results powered by FirstCycling.com