Sam Welsford prova o que vale ao bater a mais alta concorrência para vencer a 6ª etapa da Vuelta a San Juan!
Depois de um dia super intenso em montanha, os corredores voltavam a uma etapa que se mostrava favorável a um final ao sprint. A sexta tirada iniciava e acabava nas imediações do Velódromo Vicente Chancay, onde se iriam percorrer 145km, com dois prémios de montanha de segunda categoria (km 27 e 52) e dois sprints intermédios (km 41.1 e 106.1). Fabio Jakobsen (Soudal – Quick-Step), Sam Bennett (BORA – Hansgrohe), Fernando Gaviria (Movistar), Elia Viviani (INEOS Grenadiers), Peter Sagan (TotalEnergies) e Nicolás Tivani (Team Corratec) eram apontados como favoritos à partida.
A fuga do dia já se constituiu já com mais de 35km de etapa percorridos, sendo formada por 7 elementos: Filippo Magli (Green Project – Bardiani), o português Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Maximiliano Richeze (Seleção Argentina), Juan Pablo Dotti (SEP San Juan), Mauro Richeze (Chimbas Te Quiero), Emiliano Ibarra (Gremios por el Deporte) e Gerardo Tivani (Agrupacion Virgen de Fatima).
No primeiro prémio de montanha, Juan Pablo Dotti foi o vencedor, batendo Emiliano Ibarra e Gerardo Tivani. Nao sprint intermédio, ao km 41, o líder da classificação respetiva, Gerardo Tivani, reforçou a liderança, impondo-se face a Juan Pablo Dotti e a Mauro Richeze. Na segunda e última contagem de montanha do dia, Juan Pablo Dotti voltou a vencer, passando na frente de Emiliano Ibarra e Maximiliano Richeze. No último sprint intermédio da etapa, Gerardo Tivani impôs-se uma vez mais face a Juan Pablo Dotti e a Emiliano Ibarra, estando cada vez mais perto de vencer a classificação.
Com a fuga alcançada, a 15km do fim surgiu a primeira tentativa de vencer de longe, com o ataque de Juan Javier Melivilo (Municipalidad de Pocito), mas sem sucesso. A 4km do fim, já se notava o aparecimento de comboios na frente do pelotão, nomeadamente o da INEOS (Elia Viviani), o da Soudal – Quick Step (Fabio Jakobsen) e o da Trek – Segafredo (Jon Aberasturi). Na chegada à meta, destaca-se mais um lançamento absurdo de Danny van Poppel (BORA – Hansgrohe) para Sam Bennett. Mesmo com um trabalho de luxo, quem aproveitou para sprintar para a vitória foi o australiano Sam Welsford (Team DSM), surpreendendo toda a concorrência, vencendo pela segunda vez na carreira! Sam Bennett foi segundo, Gaviria terceiro e Jakobsen quarto, num final muito apertado.
Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi o melhor português e o melhor elemento do Tavira, acabando a etapa em 21º, com o mesmo tempo do vencedor.
Com uma etapa para o fim, Miguel Ángel López (Medellin – EPM) mantém a liderança da geral, tendo chegado integrado no pelotão! Manuele Tarozzi mantém a liderança na classificação da montanha, Gerardo Tivani da classificação dos sprints intermédios, e Matthew Riccitello da juventude. A INEOS Grenadiers lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Vuelta a San Juan OK