Phil Bauhaus foi o mais rápido em Tanunda e soma primeira vitória da temporada!
A primeira etapa em linha do World Tour 2023 e do Tour Down Under foi feita a alta velocidade (média de 41.336 km/h) e sobre muito nervosismo, de um pelotão sempre a tentar estar bem colocado. Isso provocou diversas quedas que levaram também ao abandono de Robert Gesink (Jumbo-Visma) e Patrick Bevin (Team DSM) e também à desclassificação de James Knox (Soudal Quick-Step).
Ao sprint Phil Bauhaus impôs a sua velocidade frente a Caleb Ewan e Michael Matthews que não tiveram pedalada para o alemão da Baharain Victorious. O alemão esteve à altura depois de no inicio da etapa ter estado envolvido numa queda que poderia tirar-lhe força para o sprint final. Depois de cometer o erro de arrancar tarde no Schwalbe Classic, onde apenas foi 4º e Ewan tinha sido o mais forte. Aqui os papeis inverteram-se, com Caleb Ewan em representação da seleção australiana arrancou muito tarde e apesar de claramente ter mostrado que era o mais rápido não chegou a tempo de cruzar a linha na primeira posição. Michael Matthews, 3º na etapa, pagou talvez o esforço dos vários sprints ao longo da etapa para amealhar bonificações, mas que lhe valeram uma subida à 2ª posição da geral, já a 6 segundos de Bettiol. O italiano teve um dia nervoso, onde precisou de se proteger das quedas e procurar chegar fresco ao final da etapa para defender a liderança da prova.
Nas duas passagens pela Menglers Hill, contagem de 4ª categoria, Lucas Plapp foi quem mais aproveitou, passando sempre na 2ª posição acumulando 4 pontos, frente a Nans Peters (AG2R) e Alessandro Covi (UAE) com ambos 3 pontos, depois de passarem respectivamente em primeiro nas duas contagens montanhosas.
André Carvalho chegou integrado no pelotão, cruzando a linha de meta na 78ª posição, sendo agora 81º na geral, nos mesmos 41 segundos de atraso frente ao líder Alberto Bettiol.
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com